Casa

Por quanto tempo frutas enlatadas podem ficar no refrigerador?

Escrito por cassie damewood | Traduzido por nicolas sales
Por quanto tempo frutas enlatadas podem ficar no refrigerador?

Frutas enlatadas refrigeradas têm um longo tempo de duração se não forem abertas

PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images

Frutas enlatadas resistem bem em uma variedade de ambientes, incluindo os refrigerados. A duração de tempo que a fruta mantém sua cor e gosto e continua segura para ser ingerida depende se ela foi enlatada em jarros em casa, ou comercialmente enlatada em recipientes de metal ou jarros, e preservada nas condições de armazenamento corretas.

Outras pessoas estão lendo

Frutas enlatadas comercialmente

A maioria das frutas enlatadas comercialmente tem uma data de expiração impressa na lata ou jarro que é tipicamente de dois a cinco anos da data de produção. Frutas ricas em ácido normalmente têm uma expectativa de vida menor do que as variedades com pouco ácido e são seguras para serem ingeridas em até 18 meses. Essas orientações aplicam-se a frutas enlatadas fechadas e armazenadas em armários secos e arejados, assim como os que ficam refrigerados. Frutas em jarro com lacres violados não são protegidas contra os fungos e devem ser descartadas.

Frutas enlatadas em casa

Frutas enlatadas em casa em jarros não abertos que forem refrigeradas ou mantidas em uma área fria e escura são melhores quando consumidas em um ano desde a data de produção e devem ser ingeridas antes que os dois anos expirem. Se a descoloração da fruta ocorrer ou o líquido estiver turvo, a fruta provavelmente está estragada e não deve ser comida.

Latas abertas

Para evitar contaminação, imediatamente transfira as frutas comercialmente enlatadas em metal que já foram abertas, para um recipiente de vidro, cerâmica ou plástico, com uma tampa bem apertada. Coloque o recipiente na parte mais fria do refrigerador, na parte de trás da prateleira de baixo e coma a fruta dentro de cinco a sete dias. Frutas enlatadas em jarros tanto em casa quanto comercialmente irão durar o mesmo e podem ser guardadas no recipiente original.

Frutas enlatadas congeladas

Frutas enlatadas em jarros ou latas nunca devem ser congeladas, mesmo se forem processadas em casa ou em uma instalação de produção de alimentos. O congelamento faz o alimento expandir e altera sua textura, fazendo criar ferrugem nas latas ou tampas dos jarros assim como quebrá-las ou violar o lacre dos jarros, o que promove o crescimento de bactérias prejudiciais.

Dicas e orientações

Se as latas onde a fruta estiver armazenada mostrarem alguma indicação de deformidade, vazamento ou amassado, ela é insegura para o consumo. Frutas enlatadas em jarros de metal com lacres violados ou rachaduras no recipiente devem ser descartadas. O vazamento de líquidos ou odores ruins que ocorrem quando uma lata é aberta são sinais de botulismo e a fruta deve ser descartada sem ser provada, já que apenas uma gota de alimentos contaminados com botulismo pode ser fatal.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media