Qual é a função de um Turbocompressor Intercooler?

Escrito por alexander eliot | Traduzido por william texeira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual é a função de um Turbocompressor Intercooler?
Sistemas de intercooler resfriam o turbo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Turbocompressores são a melhor forma de obter o máximo de potência possível de um motor de combustão interna. No entanto, para funcionar de forma eficiente, os turbocompressores exigem todo um sistema de tubagem e sensores para controlar e circular o ar pressurizado introduzido no corpo do equipamento. Uma parte importante da maioria dos sistemas de turbo é o intercooler, projetado para resfriar o ar turbinado antes de entrar no motor. A necessidade de um sistema intercooler é devida ao nível extremo de calor gerado por uma configuração de turbocompressor.

Outras pessoas estão lendo

Processo de combustão

Motores de automóveis produzem energia através de um processo de combustão interna. Nesse processo, o ar é arrastado para dentro dos cilindros do motor, onde é misturado com o combustível. O pistão, em seguida, comprime a mistura de ar e combustível no cilindro, que é inflamada pela vela de ignição. A energia liberada nessa combustão força o pistão para baixo do cilindro. Dessa forma, os êmbolos conduzem constantemente a rotação do virabrequim, o que se traduz em potência. Depois de cada ciclo de combustão, os restos da mistura de ar e combustível são forçados para fora do cilindro e para dentro do sistema de escape.

Sistema de turbocompressão

Em uma instalação de turbo, o turbocompressor é instalado no caminho do fluxo do escape de gases. Quando o motor é acelerado e aumenta o volume de escape, a roda de escape do turbo começa a girar. Isso, por sua vez, gira o rotor do compressor conectado por um eixo à roda de escape. O rotor do compressor atrai o ar ambiente e o pressuriza conforme é forçado para dentro do motor. Como o ar pressurizado é muito mais denso do que o ar ambiente, o motor tem muito mais ar e combustível nos cilindros durante cada ciclo de combustão, o que aumenta substancialmente a potência.

Função do Intercooler

O sistema de intercooler está localizado entre o turbocompressor e corpo de aceleração. Quando em operação, o turbocompressor produz quantidades substanciais de calor, que aquece o ar no ambiente conforme é pressurizado pela turbina. Dispondo de um radiador instalado no caminho do ar, o intercooler reduz a temperatura do ar turbinado antes de encaminhá-lo para o corpo do acelerador. Sem um intercooler, um motor turbo é muito mais propenso a uma detonação prematura nos cilindros causada pela alta temperatura do ar de entrada, suficiente para inflamar a mistura de ar e combustível.

Benefícios e desvantagens

Como o ar frio é mais denso, os sistemas permitem que um turbocompressor intercooler force mais ar para dentro dos cilindros do motor em cada ciclo de combustão, melhorando a potência e eficiência. Intercoolers também permitem que o motor funcione de forma mais suave e confiável, especialmente em climas quentes. No entanto, uma desvantagem da utilização de um sistema de intercooler é um efeito conhecido como "queda de pressão". Isso significa que o turbocompressor tem de trabalhar mais para manter o nível de pressão definida necessária para pressurizar o interior da área do sistema de intercooler. Além disso, as configurações de turbo de alta potência muitas vezes exigem grandes intercoolers front-mounted (montados à frente do turbo). Como eles são instalados à frente do sistema de radiador, podem aumentar o risco de superaquecimento do motor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível