Como funciona um drive de CD/DVD

Escrito por michael o. smathers | Traduzido por cezar rosa

Outras pessoas estão lendo

Como funciona um drive de CD/DVD

Funcionamento do drive de CD/DVD

Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images

Armazenamento no CD

O CD, ou disco compacto, é composto de quatro camadas de materiais. Partindo de baixo para cima, existe uma camada de policarbonato, uma camada reflexiva, uma superfície de verniz e uma camada com uma película para inserir capas ou textos. O CD é uma mídia óptica de armazenamento – onde drives de disquete e discos rígidos armazenam dados de forma magnética no disco. O CD armazena dados como séries de saliências e sulcos na parte mais inferior, na camada reflexiva do disco. As saliências representam, para o drive de CD/DVD, um código especial chamado "non-return-to-zero inverted" (NRZI) (sem retorno ao zero invertido). Cada transição entre uma saliência e uma superfície plana no disco é traduzida para código binário. Os dados ficam em formatos espirais, cujos caminhos iniciam do centro do disco. O drive de CD/DVD reconhece esse formato e pode ler os dados. Cada CD pode armazenar aproximadamente entre 650 e 700 megabytes de informações, ao passo que um DVD pode armazenar até 2 gigabytes de informações, justamente pelo fato de possuir mais camadas. Se existir muito espaço no disco sem um sinal, o drive não pode ler o disco, para evitar isso os dados são entrelaçados para prevenir tais espaços em branco.

Leitura dos dados

Os principais componentes de um drive de CD/DVD são um pequeno motor, um mecanismo de acompanhamento e a montagem lente/laser. Todos eles conectam-se à placa-mãe do computador por um cabo de 40 pinos. O motor do drive roda o disco entre 200 e 500 rpm. O laser dispara o raio no CD em um certo ângulo, focando nas saliências. O raio é refletido na segunda camada do disco sobre a montagem do laser adjacente – para as superfícies planas, o raio é refletido para o lado. Para que o laser siga o pista em espiral ao redor do disco, o motor move em uma linha reta a partir do centro. Para que os dados sejam interpretados de forma correta, não devem existir arranhões no disco, do contrário a leitura pode ser incorreta.

Interpretando os dados

A lente do laser, depois de receber a luz do laser, a lê como um sinal digital. Esse sinal é transmitido ao controlador IDE na placa-mãe, o qual converte os dados para binário, envia-os para o processador e então para a aplicação que está em uso no sistema operacional. No caso de um CD de áudio, o IDE envia o sinal para as caixas de som do computador.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media