Como funciona o empuxo reverso em motores a jato

Escrito por don bowman | Traduzido por luiz henrique amaral alves
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Como funciona o empuxo reverso em motores a jato
Pode-se visualizar os painéis de reversão nas bordas superior e inferior da turbina (thrust reverser image by Andrew Breeden from Fotolia.com)

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Como funciona o motor a jato

Para se entender melhor como um motor a jato pode reverter seu empuxo, é necessária uma pequena explicação sobre seu funcionamento. Os motores a jato são utilizados em aviões comerciais e na aviação em geral devido à sua simplicidade e longevidade. Os motores convencionais a pistão duram aproximadamente 2.000 horas antes de necessitar de uma retífica, enquanto os jatos duram muito mais. Os motores a jato são bem mais previsíveis e seguros que os convencionais. Uma vez ligados, eles funcionam sozinhos na maior parte do tempo, ao contrário dos motores convencionais. Eles também entregam muito mais potência por peso e são capazes de operar a grandes altitudes, permitindo ao seu usuário ficar por cima do mau tempo.

Obtendo empuxo

Para simplificar sua operação, o motor a jato possui uma série de lâminas presas a um eixo principal que gira pelo centro do motor. A dianteira (admissão) do motor é o impulsor, e é chamada de N1. Essas lâminas movimentam o ar para dentro do motor, e o próximo conjunto comprime o ar. O terceiro conjunto de lâminas, chamado de câmara de combustão, retém a compressão (causada pelo ar comprimido pelo segundo conjunto de lâminas), o que por sua vez cria o impulso que movimenta o conjunto. A rápida expulsão dos gases cria o empuxo.

Empuxo reverso

A reversão do empuxo não afeta o funcionamento do motor. Na traseira de cada motor ou sua exaustão, temos um par de painéis que, em operação normal, ficam encaixados nas tubeiras de exaustão. Quando o avião toca o solo para o pouso, o piloto puxa as manoplas e aciona o empuxo reverso para reduzir a velocidade da aeronave. Quando ele faz isso, os painéis nas tubeiras de exaustão se estendem para fora de seu alojamento e se fecham em frente da exaustão do motor. Esses painéis, que são curvos, defletem o empuxo para frente, forçando-o na direção oposta, reduzindo a velocidade da aeronave. O piloto pode aumentar ou diminuir o impulso como quiser, diminuindo consideravelmente a distância para aterrissagem.

Concluindo

Nem todos os aviões a jato possuem a capacidade de empuxo reverso. Ela está normalmente disponível em aviões comerciais e em alguns jatos que são considerados aviões de decolagem e pouso curtos (em inglês, STOL - Short Takeoff and Landing Aircraft). Esses aviões pousam e decolam em pistas que os aviões convencionais não conseguem.

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