Como funciona uma máquina solar de gelo?

Escrito por jason prader Google | Traduzido por valeria jardim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como funciona uma máquina solar de gelo?
O gelo pode ser uma mercadoria valiosa em comunidades pobres (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Máquinas solares de gelo utilizam energia solar para produzir gelo sem a necessidade de eletricidade ou partes componentes móveis. Elas armazenam energia do sol, por isso são normalmente construídas a partir de chapas soldadas, as quais têm qualidades importantes de absorção de calor. Elas são, portanto, relativamente baratas de fabricar, uma vez que não contêm quaisquer componentes elétricos ou partes móveis complexas. Elas também são de fácil manutenção, ou seja, raramente se precisa gastar dinheiro em reparos caros.

Outras pessoas estão lendo

Processo

A máquina solar de gelo tem um painel reflexivo, que aproveita o intenso calor e a luz que emerge do sol. O amoníaco ou outro fluido refrigerante é armazenado em um tubo dissipador de calor no interior da máquina solar de gelo, que, em seguida, se transforma em vapor, conforme a máquina atinge níveis extremos de calor. O vapor, em seguida, sofre uma perda significativa de temperatura conforme anoitece, o que conduz a grandes diferenças de pressão no interior da máquina. Isso provoca a formação de gelo, conforme o gerador reabsorve o amoníaco líquido.

Produção

As máquinas solares de gelo utilizam a energia do sol para criar refrigerante de amoníaco líquido durante o dia. A quantidade de gelo que ela pode produzir varia dependendo do tipo, tamanho do aparelho e das condições meteorológicas. A produção de uma máquina solar de gelo padrão pode ser de cerca de 5 quilos de gelo por metro quadrado de espaço disponível. No entanto, a produção será reduzida, caso o tempo esteja nublado ou chuvoso, ao invés de ensolarado.

Utilização

Máquinas solares de gelo são frequentemente usadas ​​em caso de desastres naturais, em campos de refugiados ou no desenvolvimento de comunidades rurais, onde as linhas de energia elétrica podem estar temporariamente indisponíveis ou não instaladas por completo. Como elas usam a energia térmica proveniente do sol, as máquinas solares de gelo não necessitam de painéis de células fotovoltaicas. Essas células fotovoltaicas são usadas para transformar energia solar em eletricidade e podem estar acima das condições financeiras das comunidades rurais mais pobres.

Benefícios

O gelo pode ser importante para as empresas nas comunidades em desenvolvimento, uma vez que é usado para manter os alimentos e bebidas frescos e próprios para o consumo. A falta de gelo pode ameaçar empresas como bares e cafés, levando a perdas de emprego e de resíduos de alimentos em massa. O pequeno custo de instalação e de produção de gelo nas comunidades mais pobres é, assim, superado pelos benefícios financeiros e sociais obtidos pela comunidade. A fabricação de gelo normalmente gasta substancialmente mais energia do que o necessário para instalar eletricidade ou definir o cabeamento da rede elétrica nas comunidades mais pobres. Por esta razão, a fabricação de gelo através de meios elétricos, muitas vezes, não é economicamente viável.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível