Como funciona um relê SPDT?

Escrito por dan keen | Traduzido por rodrigo da silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como funciona um relê SPDT?
Um relê é um interruptor acionado eletricamente usado para isolar um circuito elétrico de outro

Outras pessoas estão lendo

Visão geral sobre relês

Um relê é um interruptor acionado eletricamente usado para isolar um circuito elétrico de outro. Em sua forma mais simples, é constituído por uma bobina de eletroímã utilizada para abrir e fechar os contatos do comutador. Uma vez que os dois circuitos estejam isolados um do outro, um circuito de baixa tensão pode ser usado para disparar um relê, o qual deve controlar um circuito separado, que exige uma maior tensão ou amperagem. Os relês podem ser encontrados em equipamentos de central telefônica, em circuitos de controle industrial, sistemas de áudio, automóveis, bombas de água, amplificadores de áudio de alta potência e dispositivos de proteção.

Como funciona um relê SPDT?
Um relê é um interruptor acionado eletricamente usado para isolar um circuito elétrico de outro

Contatos do interruptor

O contato do interruptor em um relê pode ser "normalmente aberto" (NO, sigla em inglês) ou "normalmente fechado" (NC, sigla em inglês) -- ou seja, quando a bobina se encontra em repouso e não energizada (nenhuma corrente flui através dela), os contatos do interruptor estão com a designação de NO ou NC. Em um circuito aberto, nenhuma corrente flui, como em um interruptor de luz de parede em sua casa na posição da luz apagada. Em um circuito fechado, os contatos de metal da chave se tocam para completar um circuito e os fluxos são semelhantes ao formado ao ligar um interruptor de luz na posição acesa. No diagrama esquemático de acompanhamento, os pontos A e B ligam a bobina e os pontos C e D se conectam ao interruptor. Quando se aplica uma voltagem através da bobina nos pontos A e B, cria-se um campo eletromagnético que atrai a alavanca no interruptor, fazendo com que ele ligue ou quebre o contato do circuito nos pontos C e D (dependendo do projeto ser NO ou NC). Os contatos do interruptor permanecem nesse estado até que você remova a tensão da bobina. Relês vêm em diferentes configurações de interruptores. Eles podem ter mais de um pólo ou interruptor em contato. O diagrama mostra a configuração de um "único pólo", conhecida como SPST. Ela é semelhante a um interruptor de luz de parede em sua casa. Com um simples "toque" no interruptor, você fecha o circuito.

Como funciona um relê SPDT?
O diagrama mostra a configuração de um "único pólo", conhecido como SPST

Relê de pólo individual duplo

Um SPDT é um relé que comuta um pólo comum a outros dois pólos, lançando-o entre eles. Tal como mostrado no diagrama esquemático, o ponto comum de E completa um circuito com C quando a bobina de relê está em repouso, ou seja, quando nenhuma tensão é aplicada. Esse circuito é "fechado". Uma lacuna entre os contatos do ponto E e D cria um circuito "aberto". Quando você liga a bobina, um nível de metal é puxado para baixo, fechando o circuito entre os pontos E e D e a abertura do circuito entre E e C. Um único comutador de toque bipolar pode ser utilizado para alternar o circuito da tensão ou o sinal que será enviado.

Como funciona um relê SPDT?
Um SPDT é um relé que comuta um pólo comum a outros dois pólos

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível