Tecnologia

Como funciona o sistema "mercado pago" do Mercado Livre

Escrito por pedro santos
Como funciona o sistema "mercado pago" do Mercado Livre

Fazer compras pela internet com o Mercado Pago é mais seguro

Photos.com/Photos.com/Getty Images

O site Mercado Livre surgiu em 1999 como uma plataforma para facilitar compras e vendas entre usuários de todas as partes do mundo. As operações na empresa foram um sucesso e hoje o site opera em 12 países e possui mais de 40 milhões de usuários cadastrados em todo o mundo. Para intermediar um volume cada vez mais crescente de compra e venda, o Mercado Livre se associou à empresa Mercado Pago, que trabalha diretamente com os serviços de transferências de valores que passam dos compradores aos vendedores. É uma forma de intermediar essa relação monetária tendo em vista a segurança do usuário.

Pagamento

Photos.com/Photos.com/Getty Images

O sistema do Mercado Pago funciona na intermediação de pagamentos. O usuário pode optar por pagar todas as compras feitas no Mercado Livre via Mercado Pago, o que traz facilidade, rapidez e segurança. Basicamente, todo o processo funciona de maneira simples. O comprador encomenda o produto do vendedor e realiza o pagamento ao Mercado Pago. A empresa avisa que o pagamento acabou de ser efetuado e autoriza o vendedor a enviar a mercadoria. Enquanto isso, o Mercado Pago detém o dinheiro. A empresa garante que o sistema é seguro e não há riscos de fraudes, já que todas as transferências são monitoradas 24 horas por dia.

Envio da mercadoria

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Quando a mercadoria finalmente chega às mãos do comprador, este avalia o produto enviado. Caso esteja tudo certo com o produto - marca, integridade da mercadoria, funcionamento, ausência de danos -, o comprador acessa o site do Mercado Livre e autoriza a liberação do dinheiro. O Mercado Pago, então, repassa o valor correspondente ao vendedor. A propósito, os valores de frete já são incluídos na transação desde o início do processo. Finalmente, a negociação é completamente finalizada quando o vendedor recebe o dinheiro. Nesse sentido, o sistema Mercado Pago fica responsável por manter o dinheiro e evitar que o comprador saia prejudicado se eventualmente não receber o produto correto.

Formas de pagamento

Photos.com/Photos.com/Getty Images

O Mercado Pago aceita as mais variadas formas de pagamento. O comprador tem a opção de pagar tanto em boleto bancário quanto transferência eletrônica e financiamento da compra em até 18 vezes no cartão de crédito. No boleto bancário, porém, o Mercado Pago exige um prazo de até dois dias úteis para liberar o pedido. Além disso, o sistema não cobra nenhum valor ou taxa extra ao comprador por conta da transação. E o vendedor deve postar o pedido em até 24 horas depois da confirmação do pagamento. Uma das críticas ao Mercado Pago é a alta cobrança de juros em compras parceladas no cartão de crédito.

Medidas de segurança

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Embora as transações via Mercado Pago tenham diminuído as fraudes em relação à problemas de compra e venda pelo Mercado Livre, alguns cuidados ainda precisam ser tomados. No momento da entrega do produto, vale a pena insistir por serviços dos Correios que enviem a mercadoria com seguro e que tenham códigos para que se possa seguir o trajeto da compra. Os AR's (avisos de recebimento) dos Correios são outra garantia do vendedor ao enviar o produto. Entregas feitas pessoalmente devem ter o cuidado de serem feitas em locais públicos. Outra dica de segurança é manter todos os recibos e formulários de confirmação tanto do site quanto do serviço de entrega.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media