Alimentação

Como ser um garçom melhor

Escrito por michelle matthews | Traduzido por diego morais
Como ser um garçom melhor

Os garçons podem fazer a diferença ou arruinar um jantar

waiter setting table in restaurant image by Stephen Orsillo from Fotolia.com

Ser um garçom é um trabalho pesado que pode proporcionar tanto uma grande quanto uma pequena recompensa, dependendo das gorjetas. Elas são a subsistência de um garçom. A habilidade de ser pontual, cordial e atento (mas não em excesso) está diretamente relacionada com a quantidade de gorjetas que você ganha. A melhor maneira de aumentar o dinheiro no seu bolso até o fim do seu turno é aperfeiçoar suas habilidades em servir seus clientes.

Nível de Dificuldade:
Moderada

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Instruções

    Instruções

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    Avalie o ambiente do seu local de trabalho. Adeque sua atitude e presença à atmosfera do seu restaurante e temperamento de seus clientes, seja você um garçom de um restaurante elegante e luxuoso ou de um estabelecimento aconchegante, casual e familiar. Por exemplo, colegas de trabalho que saem para um jantar casual querem um garçom que os encoraje um clima divertido, não um garçom enfadonho recitando a lista de vinhos. Mas, se seus consumidores estiverem celebrando um aniversário de casamento com um caro jantar gastronômico, você deverá contribuir com um clima romântico e elegante para esse evento.

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    Mantenha sempre a cordialidade. Nada prejudica um jantar mais rápido do que um garçom frio e insensível. Você não tem que ser o garçom mais charmoso do planeta, mas não seja resmungão. Se começar a se sentir irritado, pense na sua gorjeta e ponha um sorriso no rosto.

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    Conheça o menu completamente e além do que está listado. Experimente a comida. Seus fregueses terão dúvidas e sua habilidade de responde-las prontamente podem aumentar sua gorjeta. Os clientes sempre vão apreciar suas respostas sinceras.

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    Pergunte ao cliente. Não faça suposições. Caso não esteja certo se o freguês disse molho extra ou molho para acompanhar, pergunte. Seus clientes não vão se importar, e isto é bem melhor do que servir a comida errada e os fazer esperarem mais para poderem comer.

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    Não discuta com seu cliente. O lema "o cliente tem sempre razão" é a maior verdade em um restaurante, maior até do que em qualquer outro local. Reconheça a reclamação do cliente, peça desculpas em vez de dar justificativas e corrija seus error. Caso haja um problema, utilize seu charme e sagacidade para superar tranquilamente a situação e satisfazer seu cliente. Ele entenderá se você o tratar como prioridade.

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    Encontre um equilíbrio. Um dos aspectos difíceis de ser um garçom é descobrir o que é dar atenção demais ou de menos. Lembre-se, seus clientes estão lá para comerem e socializarem ou passarem algum tempo tranquilos caso estejam sozinhos. Você não vai querer ignorá-los ou perturbá-los. Simplesmente verifique como eles estão perguntando rapidamente a cada 15 minutos "Posso lhe ajudar com algo?".

Dicas & Advertências

  • Mantenha sempre uma boa aparência.

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