Mais
×

Os chás mais gostosos e famosos do mundo

O chá é uma bebida deliciosa e ótima para aquecer no inverno. É preparado com a infusão de cascas, flores, raízes e folhas. Existe uma variedade de chás no mundo todo e alguns bem famosos e caros. Alguns funcionam como calmante, outros melhoram a digestão e há ainda os que têm função diurética e até emagrecedora. Sua ação antioxidante, graças à sua composição, ajuda a evitar certas doenças. Mas o chá é também um momento de encontro. Beber um chazinho com amigos, como acontece no sul do Brasil, com o chimarrão, é desculpa para longas conversas. Que tal conhecer um pouco mais sobre os famosos e deliciosos chás?

Relaxa e aquece (PaulGrecaud/iStock/Getty Images)

Chá verde

Ganhou fama por ser incluído em várias dietas de emagrecimento. Feito da infusão das folhas da Camellia sinensis, tem esse nome por sofrer pouca oxidação durante seu processamento. Essa bebida, bastante popular no Japão e na China, conquistou os países do ocidente, por seus muitos benefícios. Poderoso antioxidante, combate radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce e doenças como o câncer. Também ajuda no controle da pressão arterial, na queima de gorduras e tem ação diurética. Como é rico em tanino, diminui as taxas do colesterol ruim (LDL), catequinas e bioflavonóides presentes em sua composição, o que evita a formação de tumores.

Perfeito para manter a saúde em dia (joannawnuk/iStock/Getty Images)

Chá de jasmim

Delicioso, perfumado, de sabor suave, esse chá é digestivo, relaxante e antidepressivo. As pétalas de jasmim são adicionadas a folhas de chá verde ou oolong, deixando a bebida com leve sabor adocicado. É muito utilizado no mundo todo, principalmente na China e no Japão. Uma xícara de chá de jasmim, após as refeições, pode melhorar bastante a digestão. É calmante, diminui a ansiedade e reduz taxas do colesterol ruim (LDL). Também melhora dores de cabeça, funcionando com um analgésico natural.

Após a feijoada, um chazinho de jasmim! (Veronika111/iStock/Getty Images)

Chá de rosas

Pegou uma gripe ou resfriado? Prepare um chá de rosas, com oito pétalas para um litro de água, adoçado com mel. Não por acaso essa melhora ocorre, já que o caule e as pétalas dessa flor têm altos níveis de vitamina C. O chá de rosas é um ótimo antioxidante, contra os radicais livres. Beba duas vezes ao dia, de preferência uma à noite, pois ainda evitará a insônia. Após um dia cansativo de trabalho, esse chá acalma o estresse e combate a fadiga. Mas se a menstruação desse mês a deixou arrasada com cólicas, mais uma vez o chá de rosas pode entrar em ação, ajudando no alívio da dor.

Perfumado e saboroso (grafvision/iStock/Getty Images)

Chá preto

O famoso chá preto também vem da planta Camellia sinensis, sendo o tipo mais cafeinado e forte. O que varia entre esse e os outros chás provenientes dessa mesma planta é o tempo e processo de oxidação, que no caso do chá preto leva cerca de quatro horas. Seus benefícios para a saúde são muitos, pois ele contém cafeína, que é vasodilatadora, ajudando a manter um fluxo sanguíneo saudável nas artérias. Existem também variações. O Earl Grey é o mais famoso chá preto aromatizado do mundo, com um sabor cítrico do óleo essencial da tangerina. Já o saboroso chá preto Darjeeling, da Índia, tem sabor levemente floral e frutado e é bastante apreciado na Europa. Outro tipo muito popular na Índia é o Chai, em que se acrescenta ao chá preto leite e especiarias, como canela, cravo, cardamono, pimenta e gengibre. Para um encontro a dois, o chá preto aromatizado com pétalas de rosas traz requinte, sensualidade e bem-estar.

Perfeito para o chá das cinco (kaewphoto/iStock/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article