Gases que causam poluição do ar

Escrito por melissa sherrard | Traduzido por ricardo soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Gases que causam poluição do ar
As áreas com poluentes atmosféricos concentrados muitas vezes experimentam nevoeiros de fumaça (Chris Pritchard/Photodisc/Getty Images)

A atmosfera da Terra é um sistema dinâmico de gases naturais que são necessários para sustentar a vida, e embora o planeta tenha mecanismos de defesa para absorver pequenas quantidades de poluentes atmosféricos, altos níveis de gases podem causar diminuição do ozônio e outros problemas para os organismos vivos. As principais fontes de poluentes gasosos são a combustão de combustível em fontes estacionárias, como usinas de energia a carvão, bem como as emissões dos automóveis. Embora esses gases não sejam os únicos que contribuam para a poluição do ar, eles são considerados como fontes dominantes desse problema mundial.

Outras pessoas estão lendo

Óxidos de carbono

Os óxidos de carbono estão entre os gases mais conhecidos do efeito estufa que contribuem para a poluição do ar que destrói a atmosfera da Terra. O monóxido de carbono (CO) é um gás venenoso, sendo perigoso devido à sua ausência de odor e cor, que é liberado para a atmosfera com a combustão incompleta de combustíveis, tais como carvão, madeira ou outras fontes naturais, bem como os gases de escape dos automóveis. O dióxido de carbono (CO2) é o gás de efeito estufa considerado o principal poluente do ar na atmosfera da Terra. Apesar do fato de que o dióxido de carbono é essencial para sustentar os organismos vivos, é considerado um poluente perigoso do ar liberado por atividades humanas, como o desmatamento e a queima de combustíveis fósseis. Sendo responsável por mais da metade da tendência do aquecimento global, o dióxido de carbono restringe a saída da radiação infravermelha sobre a superfície da Terra, causando o "efeito estufa".

Óxidos de nitrogênio

Os óxidos de nitrogênio (NOx) são poluentes atmosféricos que contribuem para a maioria dos contaminantes da atmosfera terrestre. Assim como os óxidos de carbono, as emissões dos veículos são a principal fonte dos óxidos de nitrogênio, e esses poluentes do ar são facilmente reconhecíveis pela fumaça ou névoa marrom que se forma sobre as áreas com altas concentrações dos gases. O dióxido de nitrogênio (NO2) é um dos poluentes mais proeminentes e perigosos, e esse gás tóxico é facilmente identificável pela sua cor marrom avermelhada e odor acentuado distinto.

Óxidos de enxofre

Os óxidos de enxofre (SOx) são outro grupo de gases poluindo a atmosfera da Terra. Com o dióxido de enxofre (SO2) sendo de particular preocupação, é um dos principais componentes da névoa de fumaça e a principal causa da chuva ácida. Embora o dióxido de enxofre seja produzido naturalmente por vulcões em erupção, a queima de combustíveis contendo enxofre, tais como óleos de petróleo e carvão, tornaram esse gás um poluente perigoso do ar que está corroendo a frágil atmosfera da Terra. Considerado perigoso para plantas e animais, os óxidos de enxofre podem prejudicar a matéria orgânica quando depositados em concentrações elevadas e causar problemas respiratórios irritando as passagens de ar nos pulmões.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível