O que fazer se meu gato tem algo preso em sua garganta?

Escrito por lisa newcomb | Traduzido por victor dajas
O que fazer se meu gato tem algo preso em sua garganta?
Você mesmo pode ajudar seu gato quando ele engasgar (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Sentir-se incapaz de ajudar seu animal quando ele está com problemas é um dos piores sentimentos por qual qualquer dono pode passar. Gatos, assim como crianças, podem engolir objetos pequenos que fiquem presos à sua garganta e saber como agir nessa situação pode salvar a vida do seu animal.

Localize o bloqueio

Se você suspeita que seu gato tem algo preso em sua garganta, abra a boca do seu animal cuidadosamente e verifique se consegue enxergar algo bloqueando a entrada de ar. Normalmente, a culpa é de algum objeto, mas há casos em que alergias ou outras doenças podem causar inchaços na garganta do seu animal, obstruindo a passagem do ar e fazendo seu gato se comportar como se estivesse engasgado.

Tente remover o objeto

Se você conseguir ver que há um objeto preso na garganta do seu animal, tente removê-lo gentilmente com seus dedos. Assegure-se, antes de tudo, de que você sabe o que está bloqueando a passagem do ar, uma vez que gatos têm pequenos ossos que servem de suporte à língua que alguns donos podem achar que se trata de objetos indesejáveis.

Tenta a manobra de Haimlich para gatos

Se você não conseguir retirar o objetos, você pode tentar a manobra de Haimlich no seu animal. De acordo com o website Pet Place (em inglês), você deve segurar seu gato (de costas para você) pela cintura, posicionar seu pulso atrás das costelas do animal e comprimir o abdome dele de três a cinco vezes com movimentos curtos e rápidos. Verifique, então, se o objeto se moveu e, em caso negativo, contate o veterinário mais próximo de você o mais rápido possível.

Ligue para seu veterinário

Se, por alguma razão, você for incapaz de deslocar o objeto preso na gargante do seu animal no primeiro minuto, ligue para seu veterinário imediatamente. Feito isso, siga fielmente as instruções recebidas, especialmente se recomendado levar o gato para uma consulta.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível