Mais
×

Por que meu gato se coça continuamente?

Atualizado em 13 abril, 2018

Se notar que seu gato está se coçando ou lambendo a pele continuamente, ele pode estar com um problema de pele que requer tratamento veterinário. Parasitas externos e infecções de pele são causas comuns de coceira em gatos. Esses parasitas ou infecções levam a lesões, inchaços e vermelhidão da pele do gato. Um diagnóstico adequado ajuda o veterinário a determinar o melhor curso de tratamento para aliviar a coceira da pele irritada do seu gato.

Um gato pode estar se coçando devido a uma infestação parasitária (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Micose

Um tipo de fungo chamado dermatófito causa a micose. Esta doença de pele leva a lesões de coceira na pele da cabeça, orelhas e membros anteriores, de acordo com a "American Society for the Prevention of Cruelty to Animals" (Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais). A condição afeta gatos com menos de 1 ano de idade, levando a manchas arredondadas estranhas que parecem vermelhas no centro. O fungo sobrevive em ambientes quentes e úmidos e se espalha em abrigos de animais. Gatos com micose precisam de tratamento veterinário para tratar esta infecção fúngica que pode ser transmitida aos seres humanos. O tratamento pode incluir medicamentos orais e banhos com xampu de clorexidina e miconazol, diz o site Fabcats.

Pulgas

Pulgas, pequenos insetos sem asas, comumente infestam os pelos de um gato, fazendo com que coce a pele, de acordo com a ASPCA. Esses parasitas mordem a pele do gato, fazendo com que coce. As pulgas alimentam-se do sangue do animal. Em gatos jovens, uma infestação de pulgas pode levar à anemia e até a morte, sem tratamento. Pegue um pente para pulgas, um tipo de pente fino, e escove o pelo do seu gato para determinar se ele tem pulgas. Concentre-se na área em torno do pescoço e da base da cauda. Se encontrar pequenos insetos pretos ou manchas negras chamadas fezes de pulga, o seu gato tem pulgas.

Ácaros

Se o gato estiver coçando suas orelhas continuamente, é provável que sofra de uma infestação de ácaros, comum entre gatos. O website Pet Place diz que quase 90% dos gatos contraem ácaros em algum momento de suas vidas. Os sinais de uma infestação de ácaros no ouvido incluem uma substância escura nas orelhas e um odor desagradável. Outros tipos de ácaros também podem causar uma condição chamada sarna no corpo do gato. Os ácaros cheyletiella, notoedres e demodex podem causar coceira, descamação, vermelhidão e perda de pelo no corpo do gato, diz o site Pet Education. Sarna sarcóptica, também chamada sarna, afeta principalmente filhotes, levando a uma coceira intensa.

Tratamento

Se seu gato mostrar sinais de coceira constantemente arranhando ou lambendo excessivamente sua pele e pelos, leve-o a um veterinário para diagnóstico e tratamento. O veterinário fará um exame físico, inspecionando-o por parasitas externos. Ele também pode fazer uma raspagem da pele para examinar sob um microscópio para um diagnóstico adequado da causa da coceira. Dependendo da idade do animal, ele pode recomendar um tratamento de pulgas tópico ou oral, seguro para uso em gatos. Os ácaros do ouvido requerem tratamento com um acaricida para ouvido contendo piretrina, enquanto ácaros de sarna são tratados com mergulho em calda sulfocálcica, segundo o Pet Education.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article