Casa

Um gato parará de urinar em todo lugar após ser castrado?

Escrito por elizabeth tumbarello | Traduzido por julio vizo
Um gato parará de urinar em todo lugar após ser castrado?

Além de proporcionar benefícios para a saúde do animal, a castração é muitas vezes a maneira mais fácil de acabar com este problema

Keven Law, http://www.flickr.com/photos/66164549@N00/

Marcar o território é um impulso instintivo que quase todos os gatos têm. Com este comportamento, gatos machos marcam uma parede ou outras áreas verticais com urina. Além de proporcionar benefícios para a saúde do animal, a castração é muitas vezes a maneira mais fácil de acabar com este problema.

Outras pessoas estão lendo

O que é a pulverização?

A pulverização faz parte do instinto do gato para marcar seu território. Ao marcar uma área com urina, ele comunica a outros gatos que essa zona é o seu território. A pulverização é quase sempre uma características de gatos machos não castrados que vivem em uma casa com muitos outros da mesma espécie. Eles urinarão em tudo devido à questão hormonal, até que sejam castrados.

Quando castrar

A idade apropriada para castrar um gato macho é de seis a sete meses de idade. Diferentes veterinários podem ter diferentes opiniões sobre a melhor idade, mas, para evitar a pulverização e outros comportamentos indesejáveis, como brigas, a castração deve ser feita antes dele atingir a maturidade sexual que ocorre quando os hormônios que fazem o gato pulverizar começam a ser produzidos no corpo do animal.

O processo de castração

Há muitas maneiras de castrar um gato. O procedimento mais comum, de acordo com o veterinário Janet Tobiassen Crosby, é sedar o animal e usar anestesia para que o gato não sinta dor e não tenha conhecimento do que está acontecendo. Pequenos cortes ou incisões são feitas no escroto do gato e os testículos são removidos. Pontos ou suturas podem ser usados, embora em gatos domésticos isso muitas vezes não seja necessário, pois os cortes cicatrizam por conta própria. Uma vez removidos os testículos, o cérebro pede para o corpo parar de produzir hormônios sexuais, deixando o gato com pouca ou nenhuma necessidade de pulverizar.

Recuperação da cirurgia

Alguns veterinários preferem manter os felinos internados durante a noite após a cirurgia e alguns deixam que você leve seu animal de estimação para casa no mesmo dia. Um gato muitas vezes se recupera apenas duas horas após a cirurgia, quando o efeito da anestesia passa. Ele será capaz de se mover livremente, embora com algum desconforto, no primeiro dia após a cirurgia. Restringir o excesso de atividades e impedir o gato de lamber excessivamente o local são indicados, pois podem causar complicações. O animal deve ser capaz de urinar de forma adequada, sem dor, dentro do período de duas horas. A maioria dos sinais hormonais são reduzidos e o proprietário deve esperar a redução ou cessação da pulverização quase que instantaneamente.

Quando a pulverização parará?

Às vezes, o comportamento para imediatamente após a cirurgia. Os hormônios que causam a pulverização às vezes podem demorar até um mês após o procedimento para serem expelidos do corpo do animal, especialmente se o gato fora operado depois de atingir a puberdade. Aproximadamente 90% dos gatos machos deixam de marcar seu território depois de serem castrados.

Por que um gato castrado continua a pulverizar

A castração não é sempre eficaz no controle de comportamentos indesejáveis em gatos. Quando o animal vive com outros machos não castrados, o ato de pulverizar urina pode continuar, por conta do estresse e outros problemas que podem fazer um gato castrado continuar a agir assim. A caixa de areia limpa incentivará o gato a urinar no local adequado. Outro fator importante que pode levar um animal castrado a não continuar com o comportamento é limpar a área marcada. Limpe com produtos que contenham enzimas naturais, que se alimentem das bactérias que causam o odor. Os produtos que contêm amoníaco não são uma boa escolha, pois o amoníaco é um dos principais componentes da urina do gato e pode, na verdade, encorajar a marcação de uma área.

Se o problema persistir

Em alguns casos, gatos castrados vão pulverizar ou urinar em locais inadequados por causa de um problema de saúde. Se o comportamento persistir até dois meses após a castração, ou seu gato mostrar sinais de dor ao urinar, ou mesmo outro comportamento incomum, chame um veterinário. Este problema pode ser devido a uma infecção do trato urinário ou, em alguns casos, problemas de saúde mais sérios. Esteja ciente de que, mesmo em alguns gatos saudáveis​​, o ato de pulverizar continuará.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media