Alívio temporário para problemas respiratórios em coelhos

Escrito por g.d. palmer | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alívio temporário para problemas respiratórios em coelhos
Os coelhos doentes podem sofrer de problemas respiratórios (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Os coelhos domésticos muitas vezes sofrem de problemas respiratórios. Estes podem ser algo tão pequeno quanto um breve resfriado ou agravar para um problema fatal. Se o seu coelho mostrar sinais de dificuldade para respirar em um fim de semana ou feriado, ou em uma área onde os cuidados veterinários não estejam facilmente acessíveis, pode ser necessário fornecer um alívio temporário até que você possa consultar um profissional. Sempre procure um profissional quando o seu coelho estiver tendo dificuldade para respirar.

Outras pessoas estão lendo

Remover irritantes

Irritantes ambientais, como substrato empoeirado na gaiola, feno velho ou qualquer coisa mofada, podem agravar os problemas respiratórios de um coelho. Remova todos os materiais empoeirados ou úmidos e substitua-os por substratos comerciais novos, como feno. Troque-o regularmente, uma vez que a amônia da urina do coelho também pode causar irritação. Aumente a ventilação, mas não exponha o seu animal a correntes de ar. Nos coelhos com bronquite ou rinite crônica, use um filtro de ar HEPA para reduzir os níveis de alérgenos.

Reduzir estresse

Como presas, os coelhos ficam estressados facilmente. Barulhos, um ambiente desconhecido, outros animais ou movimentos bruscos aumentam a suscetibilidade deles à doença. Mova os coelhos com problemas respiratórios para um lugar tranquilo que reduzirá seus níveis de estresse. Evite mudanças bruscas de temperatura, o que pode agravar a dificuldade para respirar. Forneça bastante afeto e, se possível, mantenha todos os companheiros de gaiola juntos com o coelho. Esses animais sociais se sentem melhor quando têm um companheiro. Os coelhos que sofrem de uma doença respiratória a longo prazo, como a pasteurelose, devem ser mantidos em alojamentos sem estresse de forma contínua, para reduzir a possibilidade de um surto.

Sucção

De acordo com Houserabbit Adoption, Rescue & Education, os coelhos com um nariz muito entupido podem precisar de sucção para respirar direito. Esses animais não conseguem respirar bem através da boca e não recebem oxigênio suficiente através de um nariz entupido. Use uma seringa de ouvido pediátrica para remover delicadamente o muco e limpar temporariamente o nariz do animal.

Anti-histamínico

Os coelhos que sofrem de reações alérgicas ou membranas nasais inchadas podem se beneficiar de anti-histamínicos. A HARE recomenda usar anti-histamínicos leves destinados a crianças humanas para reduzir a irritação e dar alívio ao coelho. De acordo com o livro "Rabbits: Health, Husbandry, and Disease" ("Coelhos: saúde, pecuária e doença", em tradução livre) por V.C.G. Richardson, a dose correta de difenidramina, um anti-histamínico humano comum, é uma diluição 1:45 de 12,5 mg por 5 ml de elixir em água potável.

Advertência

Evite tratar os coelhos em casa quando existir cuidados veterinários adequados. Alguns problemas respiratórios, como a pasteurelose, podem acabar causando problemas graves, incluindo o torcicolo, a perda de equilíbrio e a morte. Os donos não podem tratar com sucesso essas doenças em casa. Leve os animais para um veterinário qualificado o mais rapidamente possível para garantir a saúde do seu animal de estimação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível