Meu gato está vomitando comida indigesta

Escrito por mandi r. hall | Traduzido por matheus fragoso
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Meu gato está vomitando comida indigesta
Comida não digerida geralmente acompanha tufos de cabelo (cat face image by Viktor Korpan from Fotolia.com)

Quando gatos vomitam comida indigesta pode ser por uma infinidade de motivos. Talvez o gato tenha comido rápido demais ou ocorreu uma mudança na alimentação ou é devido a medicações. Independentemente de qual seja o motivo, o vômito foi causado por alguma coisa. Os gatos geralmente se sentem melhor depois de vomitarem. Junto com o vômito, pode aparecer um tufo de cabelo, ou o animal pode vomitar e regurgitar a comida que ainda não foi digerida. Às vezes, quando esses episódios acontecem com frequência, é melhor procurar a ajuda de um veterinário.

Outras pessoas estão lendo

Os tufos de pelo

A língua do gato é bastante espinhosa e coberta com papilas -- pequenas farpas que grudam facilmente nos pelos. Quando um gato está se limpando, qualquer pelo que tenha ficado preso na língua será ingerido ao terminar de se lamber. Esse aglomerado de pelo formará tufos de pelo que podem ser expelidos oralmente ou eliminados nas fezes. Os tufos de pelo também podem ficar parados, apenas acumulando outros elementos que não foram digeridos, obstruindo o estômago. Caso isso ocorra, o gato terá mais dificuldades em expelir o pelo e os outros objetos não ingeridos, causando vômitos e regurgitação. Em casos mais extremos, é necessária uma intervenção cirurgia.

O vômito

Vômitos ocasionais não são coisas para se preocupar. O vômito é causado quando um estômago inflamado -- ou um agente -- incita uma ação de reflexo no abdômen e no sistema nervoso central. Outras causas de vômito podem ser a presença de parasitas e insetos, comida indigesta (seja ração de gato ou uma presa ), ingestão de plantas, doenças inflamatórias no intestino, mudança na alimentação ou de medicamento.

Regurgitação

A regurgitação é um processo diferente de vomitar. Ela é causada geralmente por problemas no esôfago. Um gato regurgita quando, por um algum motivo, a comida indigesta ou outra substância fica presa no esôfago e está impedida de chegar ao estômago. O gato também pode regurgitar após comer rapidamente. Nesse caso, o gato pode eliminar a comida pela boca quase que imediatamente após a refeição.

Chiando, grasnando, afando

Embora o gato aparente estar vomitando comida indigesta, o animal também pode está regurgitando a comida ou outra substância ou expelindo um tufo de pelo. Caso o gato não faça nada após se levantar, isso pode ser consequência de asma felina. Embora na maioria dos casos a comida indigesta seja a culpada. Ao vomitarem a comida, os gatos fazem basicamente os mesmo movimentos. O animal provavelmente se agachará, abaixará a cabeça e começará a afar e fazer barulhos estranhos. Isso pode acontecer em alguns segundos ou minutos. Uma vez que o esôfago é um tubo longo e delgado, a comida vomitada pode ter o formato semelhante ao de uma salsicha, visto que o alimento foi compactado durante o percurso.

Quando consultar um veterinário

Os gatos que vomitam, regurgitam ou expelem bolas de pelo com frequência podem estar desidratados. Os animais devem ser providos com água em abundância. Os gatos que vomitam mais que uma vez por semana, devem ser examinados por veterinários. A falta de apetite, a perda rápida de peso e uma respiração lenta podem ser indicadores de algo grave com o felino. O veterinário pode recomendar ou prescrever medidas preventivas, como alimentos livres de petróleo, comida pastosa ou medicamentos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível