×
Loading ...

Como fazer um gazebo rústico de madeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um gazebo é um lugar agradável para passar o tempo no verão. Com as aberturas teladas. ele permite que você desfrute do ar livre em paz mesmo durante a temporada de insetos. Um gazebo rústico pode ser construído a partir de madeira dimensionada, mas será mais barato e se integrará melhor com a paisagem se for feito de toras. Para um visual rústico e resistente, toras de pinus de 15 cm de diâmetro sem casca irão funcionar bem, e irão escurecer e adquirir uma aparência envelhecida com o tempo.

Instruções

Um gazebo pode dar um toque especial a um quintal (non-smoking gazebo image by Lucid_Exposure from Fotolia.com)

    Faça pilastras de concreto

  1. Desenhe um octógono no chão, com cada lado medindo 1,20 m de comprimento. Cave um buraco em cada canto do octógono. Os furos devem descer até o leito rochoso.

    Loading...
  2. Coloque tubos de papelão ou formas de concreto caseiras nos buracos e nivele-os para que eles fiquem perfeitamente na posição vertical.

  3. Coloque uma corda com um nível de linha através dos topos das formas e certifique-se de que estejam todas na mesma altura.

  4. Encha as formas com concreto. Você pode misturar o concreto sozinho ou utilizar uma betoneira. A primeira opção é mais barata; a segunda é mais fácil.

  5. Mergulhe uma escora de parapeito no centro de cada uma das pilastras de concreto de modo que elas fiquem com 10 ou 12 cm para fora.

    Monte as toras

  1. Faça um buraco do mesmo diâmetro das escoras no final de cada tora.

  2. Levante uma das toras, deslizando a escora no orifício da parte inferior, e escore a tora em uma posição vertical, pregando uma peça de madeira de 2 x 4 nela e fixando-a no chão.

  3. Faça o mesmo com as outras sete toras.

  4. Coloque uma peça de 2 x 6 através dos topos de 2 toras verticais adjacentes. Será necessário cortar essa peça de modo a que ela termine no meio de cada tora, ao longo de uma linha que é um raio a partir do canto ao centro do octógono, de modo que o final dessa peça encontre a extremidade da outra peça de 2 x 6 que abrange os próximos dois troncos verticais. Você pode fazer isso esticando uma corda através dos centros de duas toras verticais opostas de modo que a corda corte o octógono. Essa corda vai passar ao longo da linha onde a peça de 2 x 6 precisa ser cortada.

  5. Faça a mesma coisa com as peças de madeira de 2 x 6 por toda a volta, de modo que o resultado seja oito toras verticais com um octógono de peças 2 x 6 segurando os topos das toras juntas.

  6. Pregue as peças 2 x 6 nos topos das toras.

  7. Pregue uma peça de madeira de 2 x 6 na posição vertical em torno da parte interior das toras na parte de baixo, um pouco acima das pilastras de concreto.

    Instale o chão

  1. Instale vigas de piso dentro das peças de 2 x 6 na parte inferior das toras. Separe as vigas com uma distância de 40 centímetros.

  2. Corte as pontas de vigas em um ângulo de 45 graus, conforme necessário para que elas se ajustem aos lados do octógono.

  3. Coloque as placas sobre vigas e pregue-as. A maioria das placas pode ser pregada no lugar e em seguida cortada rente ao lado exterior do octógono, apesar de algumas delas terão de ser cortadas para acomodar as toras.

    Construa o telhado

  1. Pregue as toras menores em cada canto do octógono, no topo das maiores, de modo que elas se ergam em um ângulo em direção ao centro e se encontrem ali. Essas toras serão suas vigas de telhado. Comece com duas vigas em pontos opostos do octógono. Instale-as em conjunto, o que irá permitir as extremidades fiquem uma contra a outra para que possam ser apoiadas; em seguida, o restante dos caibros do telhado podem ser anexados a elas.

  2. Pregue tiras de forro através dos caibros de tora a cada 5 cm de distância.

  3. Pregue as telhas de cedro sobre as tiras do forro.

Loading...

O que você precisa

  • 8 tubos de papelão para concreto
  • Nível
  • Prumo
  • Pedaço de corda
  • 8 escoras de parapeito
  • 8 peças de madeira (caibros) 2 x 4 polegadas, com 2,4 m de comprimento
  • Escada
  • 20 peças de madeira (caibros) 2 x 6 polegadas, com 3 m de comprimento
  • 200 placas de madeira de 2,5 x 30 cm para pisos
  • 8 toras, de 4 a 6 cm de diâmetro e 1,80 m de comprimento
  • Telhas de cedro
  • Pregos de 7,5 cm de comprimento
  • 8 toras retas com 2,10 m de comprimento e 15 cm de diâmetro

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...