O que um gerente de escritório deve fazer para melhorar suas habilidades?

Escrito por zoha natiq | Traduzido por ana carolina prado almeida
O que um gerente de escritório deve fazer para melhorar suas habilidades?
Gerentes de escritórios coordenam muitas atividades no ambiente de trabalho (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Gerentes de escritório planejam, coordenam e supervisionam uma ampla gama de atividades dentro de uma organização, de modo que ela funcione sem problemas. De acordo com o Bureau of Labor Statistics, atividades supervisionadas por gerentes de escritório incluem: gerenciamento de instalações, bens e aquisição de equipamentos; gerenciamento de registros; gerenciamento de telecomunicações e uma série de serviços administrativos. Os gerentes de escritórios podem melhorar suas habilidades e conhecimentos em muitas categorias e de várias formas.

Educação continuada

Os gerentes de escritório podem realizar vários cursos de educação continuada para melhorar suas habilidades e aprender novas. Estes recursos de educação continuada são oferecidos por muitas empresas e faculdades. Identifique qual habilidade deseja atingir e inscreva-se em um curso que abranja essa área. Por exemplo, caso deseje aprender a solucionar problemas e corrigir pequenas questões com servidores, pode-se inscrever em um curso básico de administração de serviços.

Projetos especiais

É aconselhável saber sobre o campo onde escritório opera. Por exemplo, caso trabalhe em um escritório de advocacia, deve-se saber o básico sobre leis; se trabalhar em um ambiente médico, saiba sobre medicina. Geralmente, com organizações maiores, os pré-requisitos para uma posição de gerente de escritório exigem que os candidatos tenham bacharelado em gestão de escritório de uma área específica. As pequenas organizações, porém, não exigem um diploma de especialização; você deve, no entanto, ter conhecimento de campo. Pode-se consegui-lo por meio de projetos especiais que requeiram maiores aprendizagens. Por exemplo, dentro de um consultório médico, aqueles que quiserem ser incluídos em uma rede de seguros de saúde precisam de um processo de verificação que inclui muita papelada. Ao assumir um projeto como esse, você aprenderá através da experiência.

Certificação

Existem muitas certificações disponíveis para gerentes de escritório melhorarem suas habilidades. Elas podem ser amplas e intransferíveis, como a certificação do Microsoft Office. As específicas para o campo do escritório podem ser muito valiosas, também, como um certificado de administração de saúde. Há também organizações especializadas para gerentes de escritório, em um campo específico, que oferecem certificações. Os programas de certificação exigem normalmente pelo menos alguns meses para serem concluídos, então são um compromisso de tempo, mas podem realmente valer a pena em termos de competências reforçadas e são uma adição vantajosa em um currículo.

Graus avançados

Os graus avançados -- geralmente um mestrado de gestão de negócios -- oferecem não só um aprimoramento de habilidades como também mais oportunidades de progressão. Um mestrado em gestão normalmente é interdisciplinar, ou seja, baseia-se em muitas outras disciplinas, como psicologia, marketing, economia, sociologia, contabilidade e finanças. O objetivo de um programa como esse é conferir habilidades através de uma ampla gama de assuntos que se relacionam com a gestão. Por exemplo, a psicologia se refere à gestão, pois é o estudo do comportamento humano, importante para os gestores gerenciarem diretamente os funcionários, de forma eficaz, compreendendo o comportamento deles e tornando-se um supervisor melhor. As graduações em administração geralmente levam quatro anos para serem concluídas, embora algumas faculdades ofereçam programas acelerados que podem ser concluídos em dois anos.

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