Como enviar um e-mail a seu professor avisando que não vai à aula

Escrito por ruth nix | Traduzido por ricardo schweitzer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como enviar um e-mail a seu professor avisando que não vai à aula
Professores irão perceber sua ausência mais facilmente em aulas pequenas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

As pessoas ficam doentes. Seus carros quebram. Entes queridos são internados no hospital. Seja lá qual for o motivo, estudantes universitários eventualmente vão acabar faltando aulas. Usar o e-mail para entrar em contato com um professor cuja aula você faltou não é apenas educado, mas pode também ser a única chance que você terá de recuperar o conteúdo perdido e descobrir como correr atrás do prejuízo.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Coloque sua turma e outras referências no campo de assunto do e-mail. Também é recomendável incluir palavras-chave, como "ausência" ou "impossibilidade de presença".

  2. 2

    Se possível, avise o professor antes de faltar a aula. Por exemplo, se você precisar perder dias de aula por causa de uma viagem ou conferência, avise seu professor com antecedência. Dessa maneira você pode recuperar o tempo perdido antes mesmo de perder a aula, o que significa menos correria para você e seu professor após seu retorno. Caso isso não seja possível, envie seu e-mail assim que conseguir acesso a um computador, mesmo que a ausência já tenha acontecido. Para que seu professor mantenha suas anotações em ordem, informe a data de sua falta.

  3. 3

    Mantenha a comunicação em tom formal. Você deve usar "Caro professor" ou simplesmente o título (por exemplo, Dr.) seguido pelo primeiro e último nomes de seu professor.

  4. 4

    Indique o objetivo de seu e-mail em linguagem clara e direta. Professores são pessoas ocupadas e recebem diversos e-mails por dia, não desperdice o tempo dele fazendo com que ele tenha que buscar o que você quer dizer em um mar de informações desnecessárias. Sua primeira frase deve avisar que você esteve ou estará ausente e deseja tomar medidas para que não fique para trás com relação ao resto da classe.

  5. 5

    Verifique a programação da disciplina. Nunca pergunte a um professor "o que eu perdi?" sem antes verificar o cronograma da disciplina, que pode lhe mostrar a resposta rapidamente. Também pergunte à seus colegas o que foi tratado naquele dia. Se você puder encontrar a resposta sem precisar perguntar à seu professor, faça isso. Mantenha as perguntas no e-mail o mais específicas possíveis e apenas pergunte as que são realmente necessárias.

  6. 6

    Mantenha seu e-mail curto e objetivo. Novamente, professores não querem gastar muito tempo precisando decifrar o objetivo de cada e-mail. Seja profissional, pergunte-se com o que o professor realmente se importa e se ele realmente acha que é importante você justificar sua ausência. Caso você não sinta que o professor possui tempo ou tendência a preocupar-se com sua falta, não perca tempo pedindo desculpas ou inventando motivos para sua ausência. Muitas vezes, um e-mail é só uma maneira educada de informar que você esteve ou estará ausente e não quer ficar para trás com relação ao resto da turma.

  7. 7

    Apenas coloque as informações apropriadas. Você não precisa revelar todos os detalhes de seus motivos para faltar à aula, a não ser que você ache que terá mais problemas de presença no futuro.

  8. 8

    Seja educado. Novamente, você não precisa desculpar-se profundamente por ter perdido aulas, mas lembre-se que professores trabalham para proporcionar uma experiência educacional bem sucedida. Mostre que você é grato por esse serviço, mesmo que não esteja presente.

  9. 9

    Releia seu e-mail antes de enviá-lo e faça as mudanças necessárias. Lembre-se de soar profissional.

  10. 10

    Termine seu e-mail com um encerramento formal como "Atenciosamente" e, então, coloque seu nome completo. Abaixo de seu nome é recomendável você adicionar novamente sua turma e outras informações relevantes.

Dicas & Advertências

  • Se disponível, leia as instruções de seu professor para contato via e-mail encontradas no cronograma da disciplina. As vezes, alguns professores possuem regras com relação ao conteúdo e maneira de contato e elas devem ser seguidas de acordo com o solicitado, pois isso demonstra sua atenção à detalhes e preocupação com o tempo e esforço de seu professor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível