Gestos com diferentes significados

Escrito por jessica hart | Traduzido por alana medeiros
Gestos com diferentes significados

Gestos e linguagem corporal podem ter um significado diferente em cada cultura

Kim Carson/Digital Vision/Getty Images

A comunicação não-verbal, que consiste em usar as mãos ou expressar determinados tipos de linguagem corporal, pode transmitir significados diferentes, especialmente culturas diversas. Um gesto que você pode considerar ofensivo pode realmente ser um elogio em outro país. Da mesma forma, suas tentativas de dar a alguém um elogio pode causar uma ofensa grave. Como o mundo é uma mistura de diversas culturas, é importante estar sempre ciente do contexto no qual vários gestos podem ser usados.

Outras pessoas estão lendo

Usando seus dedos

Apontar com os dedos é considerado rude em muitos países. Se você precisar chamar a atenção para algo específico, talvez enquanto estiver pedindo informações de caminho, faça-o com a palma da mão aberta. Outro sinal de ofensa é chamar alguém com qualquer um de seus dedos. Em lugares, como as Filipinas, isso é considerado um gesto humilhante e pode resultar em sua prisão. Outro sinal, como os polegares para cima, geralmente significa algo positivo e encorajador na América. No entanto, em lugares como o Oriente Médio, é considerado um insulto. No Irã, isso significa não, em vez de sim. Em lugares como Rússia, Itália, Grécia e na África Ocidental, um polegar para cima é o equivalente a mostrar o dedo médio na América.

Cuidados com as boas maneiras

Ao comer, a maioria das pessoas considera sorver o seu alimento um sinal de grosseria. No entanto, em lugares como o Japão, é uma maneira de dizer a seu anfitrião que a refeição estava deliciosa. Tenha cuidado com a mão que você usa para comer e gesticular quando fala. A mão esquerda, especialmente em países muçulmanos, é considerada impura. Você deve sempre cumprimentar com a mão direita, mesmo que a mão esquerda esteja mais limpa. Você também deve ter cuidado com os tipos de elogios que utiliza com seu anfitrião ao visitar uma casa. Elogios como "sua casa é linda" são normais, mas, elogiar coisas específicas, como cadeiras e decorações, especialmente em lugares como Senegal e na Jordânia, pode fazer seu anfitrião pensar que você está dizendo isso porque quer esse item. Isso será considerado rude.

Utilizando as suas mãos

Quando você levanta a sua mão com a palma virada para frente, como em um sinal de parada, você está pedindo a alguém para parar ou esperar na Inglaterra e na América. No entanto, na Ásia, você está solicitando permissão para participar de uma conversa. Da mesma forma, uma pessoa com as mãos nos quadris é considerada confiante na América, mas esse tipo de linguagem corporal pode ser interpretado como arrogante na Ásia. Quanto a dar as mãos, adultos de mãos dadas na América geralmente estão em um relacionamento romântico. Em lugares como a Índia e a África, no entanto, não é raro ver duas pessoas de mãos dadas mesmo sem estarem em um relacionamento.

Fazendo sinais

Dobrar o dedo indicador e o polegar para formar um círculo é uma forma de dizer "OK" quando alguém lhe faz uma pergunta e sua boca está cheia ou você está ocupado. Na Europa e no Brasil, porém, assim como em alguns países do Oriente Médio, isso pode significar "zero" ou ser interpretado como algo ainda mais ofensivo. Outro gesto, levantar o dedo indicador e o dedo médio para formar um "V", geralmente significa "vitória" se o interior da palma da mão estiver virado para frente. Se a união ente os dois dedos estiver focada em um alvo, no entanto, isso pode ser considerado um insulto em lugares como a Grã-Bretanha e a Austrália.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media