O dia da ginástica é a hora que os alunos de educação física têm para se divertirem enquanto aprendem novas formas de movimento. Usar materiais recicláveis para as atividades do dia da ginástica tem duplo impacto, já que se promove a atividade física e a consciência na preservação do ambiente. Com um pouco de imaginação, educadores podem reutilizar os materiais recicláveis para educar e divertir ao mesmo tempo.
Trave de equilíbrio com pneus
Pneus antigos são sempre convenientes nas aulas de educação física, sejam eles usados como amarelinhas ou colocados em pé para fazer túneis. Os pneus também podem ser colocados no chão, perto uns dos outros, servindo como obstáculos de equilíbrio. Aumente a intensidade dizendo que há crocodilos embaixo de cada pneu -- então, não caia neles!
Paraquedistas
Velhos lençóis podem ser usados em jogos de equipes, como os paraquedistas. Nesse jogo, os integrantes seguram dois lençóis. Uma bola por vez é jogada na direção do primeiro lençol. O objetivo do jogo é fazer com que os alunos trabalhem em equipe para jogar as bolas para o ar e na direção do segundo lençol. Quando sete bolas tiverem sido transferidas para o segundo lençol, o jogo acaba.
Cavernas com caixas de papelão
As caixas de papelão são possivelmente os materiais recicláveis mais versáteis para as crianças brincarem. As caixas podem ser unidas por fitas para criarem túneis e labirintos a serem explorados. Elas também podem ser cortadas e estendidas no chão como colchonetes, para serem usadas em jogos como o "Twister" ou para ajudar a marcar a distância que as crianças conseguem saltar.
Campo minado com plástico bolha
Selecione um percurso de obstáculo com pedaços de plástico bolha espalhados pelo chão. O objetivo é os alunos passarem pelo percurso sem pisar nos plásticos bolhas. Quando um barulho de estouro for ouvido, o aluno que estiver no percurso deve voltar para o começo ou ir para uma "zona de segurança" e recomeçar o percurso deste ponto. Adicione um desafio a mais pedindo aos alunos que se movam dentro do percurso de outras formas, como dando cambalhota ou andando como caranguejo (andar de quatro com a barriga para cima).
Rolar a tora
Os alunos ficam de pé no centro de um grande e vazio carretel virado de lado e tentam se manter o máximo que puderem sobre ele. Essa atividade de balanço deve ser feita com um colchão, para o caso de algum aluno cair. Os outros alunos devem ficar atrás, no caso do carretel rolar.
Trampolim de colchão
Colchões antigos (que foram bem limpos) podem ser usados como colchonetes de tombos e trampolins. Os alunos podem correr de uma rampa de espuma e saltar de colchões empilhados, aterrissando em um colchonete ou outra superfície macia.