Dia da ginástica: atividades físicas utilizando materiais recicláveis

Escrito por madeline masters | Traduzido por carla yoshida
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dia da ginástica: atividades físicas utilizando materiais recicláveis
Fazer ginástica usando materiais recicláveis pode ser divertido para crianças de todas as idades e níveis de habilidade (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

O dia da ginástica é a hora que os alunos de educação física têm para se divertirem enquanto aprendem novas formas de movimento. Usar materiais recicláveis para as atividades do dia da ginástica tem duplo impacto, já que se promove a atividade física e a consciência na preservação do ambiente. Com um pouco de imaginação, educadores podem reutilizar os materiais recicláveis para educar e divertir ao mesmo tempo.

Outras pessoas estão lendo

Trave de equilíbrio com pneus

Pneus antigos são sempre convenientes nas aulas de educação física, sejam eles usados como amarelinhas ou colocados em pé para fazer túneis. Os pneus também podem ser colocados no chão, perto uns dos outros, servindo como obstáculos de equilíbrio. Aumente a intensidade dizendo que há crocodilos embaixo de cada pneu -- então, não caia neles!

Dia da ginástica: atividades físicas utilizando materiais recicláveis
Pneus antigos são perfeitos para fazer percursos com obstáculos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Paraquedistas

Velhos lençóis podem ser usados em jogos de equipes, como os paraquedistas. Nesse jogo, os integrantes seguram dois lençóis. Uma bola por vez é jogada na direção do primeiro lençol. O objetivo do jogo é fazer com que os alunos trabalhem em equipe para jogar as bolas para o ar e na direção do segundo lençol. Quando sete bolas tiverem sido transferidas para o segundo lençol, o jogo acaba.

Cavernas com caixas de papelão

As caixas de papelão são possivelmente os materiais recicláveis mais versáteis para as crianças brincarem. As caixas podem ser unidas por fitas para criarem túneis e labirintos a serem explorados. Elas também podem ser cortadas e estendidas no chão como colchonetes, para serem usadas em jogos como o "Twister" ou para ajudar a marcar a distância que as crianças conseguem saltar.

Dia da ginástica: atividades físicas utilizando materiais recicláveis
As crianças podem pensar em um milhão de maneiras de usar caixas de papelão para se divertirem (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Campo minado com plástico bolha

Selecione um percurso de obstáculo com pedaços de plástico bolha espalhados pelo chão. O objetivo é os alunos passarem pelo percurso sem pisar nos plásticos bolhas. Quando um barulho de estouro for ouvido, o aluno que estiver no percurso deve voltar para o começo ou ir para uma "zona de segurança" e recomeçar o percurso deste ponto. Adicione um desafio a mais pedindo aos alunos que se movam dentro do percurso de outras formas, como dando cambalhota ou andando como caranguejo (andar de quatro com a barriga para cima).

Rolar a tora

Os alunos ficam de pé no centro de um grande e vazio carretel virado de lado e tentam se manter o máximo que puderem sobre ele. Essa atividade de balanço deve ser feita com um colchão, para o caso de algum aluno cair. Os outros alunos devem ficar atrás, no caso do carretel rolar.

Dia da ginástica: atividades físicas utilizando materiais recicláveis
Um grande carretel, como este, com o cabo removido, é perfeito para a atividade de rolar a tora (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Trampolim de colchão

Colchões antigos (que foram bem limpos) podem ser usados como colchonetes de tombos e trampolins. Os alunos podem correr de uma rampa de espuma e saltar de colchões empilhados, aterrissando em um colchonete ou outra superfície macia.

Dia da ginástica: atividades físicas utilizando materiais recicláveis
As crianças amam pular em camas, então trazer esta atividade para as aulas de ginástica irá mantê-los comprometidos e entretidos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível