Gorgonzola versus Queijo Azul

Escrito por kim kenney | Traduzido por maria renata c. m. siqueira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Gorgonzola versus Queijo Azul
Os queijos azuis caracterizam-se pelo seu sabor único e picante (Dominik Hundhammer/Wikimedia Commons)

O gorgonzola é um tipo de queijo azul originário da Itália. As listras azuis que caracterizam todas as variedades desse tipo de queijo são na verdade a formação de mofo que dá ao queijo um gosto único e picante. Na Itália, os queijos azuis e o gorgonzola são particularmente usados em risotos, massas ou pratos com polenta; nos Estados Unidos, o queijo azul, inclusive o gorgonzola, é usado em saladas ou servido como acompanhamento com asinhas de frango ao modo Buffalo. Também pode ser servido derretido sobre steaks.

Outras pessoas estão lendo

Origens

O queijo azul foi criado por acidente. Séculos atrás, queijos foram deixados em cavernas úmidas para envelhecer, visando melhorar o seu sabor. Alguns deles mofaram nesses ambientes, mas em vez de adquirirem mau gosto, o sabor do queijo tornou-se melhor ainda. Logo as pessoas estavam criando queijos mofados intencionalmente, através do envelhecimento deles em cavernas ou injetando esporos de mofo para produzir o queijo azul.

As variedades francesa e inglesa

Existem muitos tipos de queijo azul, variando de suave a forte. O montbriac é uma variedade francesa feita de leite de vaca, e tem uma textura similar ao brie. O roquefort, outro queijo francês azul, é feito de leite de ovelha e é considerado uma das melhores variedades. O stilton é um ótimo queijo azul inglês, com um sabor suave e textura firme que vai bem com peras. A casca do stilton, porém, não deve ser consumida.

Variedades espanholas, americanas e dinamarquesas

O queijo espanhol picon é uma variedade quebradiça e de sabor forte, e vem envolto em folhas de bordo.O americano maytag azul é semelhante ao picon em sabor e textura. O queijo azul dinamarquês chamado saga é rico, macio e cremoso. Segundo o site da Cook Thesaurus, "é leve o suficiente para ser servido aos convidados mais conservadores, mas forte o suficiente para ser interessante."

Gorgonzola

O gorgonzola foi batizado com o nome da cidade italiana em que foi criado. É amarelo claro com listras azul-esverdeadas. As variedades produzidas na Itália são muitas vezes mais cremosas e mais suaves do que aquelas produzidas nos Estados Unidos. Duas variedades populares são gorgonzola dolce e gorgonzola naturale. O dolce é leve e envelhecido por pouco tempo, dando-lhe um sabor doce. O naturale é envelhecido por pelo menos seis meses, criando um sabor agudo, forte e pungente. O site da Cook Thesaurus sugere gorgonzola em temperatura ambiente para o seu melhor sabor. Você deve sempre usá-lo dentro de alguns dias após a compra. Ele pode ser congelado, mas a textura pode ficar mais quebradiça quando descongelado, o que é perfeito para servir sobre saladas. Roquefort ou stilton são bons substitutos para o gorgonzola.

Combinações

Alguns queijos azuis são perfeitos para comidas específicas. O stilton, o roquefort e o gorgonzola são os melhores para molhos de salada. O maytag azul, o dinamarquês e o gorgonzola combinam bem com massas. Para derreter em cima das carnes, tente o cabrales, o picon e o gorgonzola.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível