Mais
×

A grama pelo-de-urso miniatura está morrendo

Atualizado em 21 novembro, 2016

A miniatura da grama pelo-de-urso é escolhida popularmente para áreas de sombra, de baixa manutenção e ao longo de passarelas. É resistente ao frio e de crescimento lento, o torna fácil sua manutenção. Por ser muito menor e mais densa do que a grama pelo-de-urso original, é muito popular no paisagismo, especialmente em torno de pedras. Da mesma forma que é resistente, é também difícil de se estabelecer e sensível a certas alterações.

A grama pelo-de-urso miniatura é adequada para contornar calçadas e pedras em áreas de sombra (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Exposição ao sol

Verifique a exposição da grama à luz solar, pois ela prefere sombra total. Muito sol fará com que as folhas queimem e sequem, tornando impossível seu estabelecimento. Ela deve ser plantada em áreas sombreadas para manter a umidade adequada e evitar o excesso de evaporação.

Umidade do solo

Avalie a umidade do solo, principalmente se a grama for plantada em uma planície aluvial ou em área que tende a reter a água por períodos prolongados. Juntando-se a umidade excessiva com a sombra da qual ela necessita, fará com que as raízes apodreçam por estarem muito saturadas. A área deve ser bem drenada. A grama pelo-de-urso madura (mais de 3 anos) não necessitará de nada a não ser chuvas ocasionais. Pode ser que seja necessário regar eventualmente, enquanto ela ainda está na fase de estabelecimento. A umidade excessiva do solo é o problema mais comum com esse tipo de grama; as folhas começam a ficar amareladas nas pontas e isso percorre todo o comprimento até que elas caem.

Espaçamento entre as plantas

Verifique o espaço onde a grama está sendo plantada. Ela precisa ser plantada com no mínimo 5 a 10 cm de distância entre as plantas e de aproximadamente três anos para se estabelecer completamente. Plantá-la de forma muito próxima fará com que ela cresça muito lentamente ou sufoque as plantas vizinhas.

Profundidade de plantio

Averigue a profundidade de plantio. A grama pelo-de-urso tem uma estrutura de raiz moderadamente rasa, e plantar profundamente no solo impedirá que a planta cresça adequadamente. O solo sobrecarrega as raízes e pode causar seu apodrecimento, especialmente se houver umidade excessiva.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article