A grande abóbora: um mundo além da torta

Escrito por cindy hill | Traduzido por larissa frança
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail

A torta é o padrão ouro para as abóboras, mas sua versatilidade é sem limites

A grande abóbora: um mundo além da torta
A abóbora tem uma rica história culinária (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

As abóboras são redondas e adoráveis, e a maior parte dos americanos não têm a menor ideia do que fazer com elas, abrir uma lata não conta.

— Michael Krondl, autor, "The Great Little Pumpkin Cookbook"

Além da torta de abóbora está uma ampla variedade de saborosos e satisfatórios prazeres gastronômicos. Os americanos nativos torraram, cozinharam e ferveram essa orbe laranja indígena por milhares de anos. Hoje em dia, as abóboras são plantadas pelo mundo todo e são parte integral da culinária do México à Itália à Tailândia. Entretanto, a maior parte do seu uso é apenas para tortas. Na verdade, apesar de frutas, como maçãs, estarem associadas com tortas, cidras e donuts e mais, a abóbora é comumente somente associada à tortas e bolos. As pessoas que pensam além da torta podem adicionar um gosto nutritivo e barato de abóbora a um mundo de refeições.

Acompanhamentos saborosos e substituições

A grande abóbora: um mundo além da torta
A abóbora pode ser usada em uma variedade depratos incluindo risotos e raviolis (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Além da cor, a abóbora adiciona um sabor agradável e que lembra batata-doce ou abobrinha redonda como acompanhamentos. Para a apresentação mais simples, corte fatias de abóbora queijo, abóboras largas e baixas com formato de uma roda de queijo, regue-as com azeite doce e sal e asse-as.

As abóboras menores são também ideais para acompanhamentos.

"As abóboras são redondas e adoráveis e a maior parte dos americanos não têm a menor ideia do que fazer com elas, abrir uma lata não conta", disse Michael Krondl, um escritor sobre alimentos da cidade de Nova Iorque e autor de "The Great Little Pumpkin Cookbook."

Krondl diz que ele gosta de encher uma torta de abóbora média com pão crocante, queijo cortado e creme fraiche.

"Envolva a coisa toda em papel alumínio e asse até ficar macio, em seguida, mexa delicadamente para criar uma espécie de pudim de pão salgado", disse ele.

A textura macia e semelhante a um creme e o sabor leve e agradável da abóbora a tornam um substituto ideal para ingredientes com alto teor de gordura um uma variedade de pratos. Ela também pode impulsionar o valor saudável de outros pratos. Por exemplo, abóbora em cubos adicionada a um risoto ou macarrão com queijos mantém a textura cremosa do prato enquanto adiciona uma dose saudável de beta-caroteno, fibras, magnésio e potássio.

A abóbora amassada ou em purê "cria uma boa surpresa saborosa e pode ajudar a impulsionar a porção de vegetais nos seus pratos", disse Shirley Perryman, uma nutricionista registrada e especialista em ciência e nutrição humana na Colorado State University Extension. "Usar a abóbora em vez de queijo ou carne no recheio de um ravioli ou lasanha é uma boa maneira de substituir uma porção de vegetais".

Sopas e batidas

A grande abóbora: um mundo além da torta
Uma casca de abóbora pode ser uma terrina ou tigela de sopa atrativa (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

A abóbora amassada possui uma rica textura sedosa e um sabor leve que pode reforçar sopas, molhos e batidas sem adicionar gorduras e calorias. Ela pode impulsionar as vitaminas e fibras do espaguete ou molho bechamel. A abóbora cozida adicionada com iogurte, bananas e manga e abacaxi congeladas no liquidificador pode criar uma batida colorida para o café da manhã. Purê de abóbora misturado com suco de laranja, agitado com club soda ou cerveja de gengibre produzirá um golpe saudável para as férias.

"Uma sopa cremosa de abóbora é a receita saborosa mais fácil" disse Krondl. "É incrivelmente boa para você e muito fácil de fazer".

Ferva pedaços de abóbora descascados até ficarem macios, então amasse-os com um liquidificador de imersão e adicione outros vegetais, ervas e temperos. Um toque com creme de leite light ou uma batata amassada pode fornecer um acabamento elegante.

Usar a casca da abóbora como uma terrina faz uma apresentação dramática para a sopa dela em uma refeição de feriado ou festa. O método da University of Illinois Cooperative Extension para fazer essa terrina é retirar o topo de uma abóbora queijo e tirar as sementes e fibras interiores. Aplique óleo leve no interior dela e tampa. Coloque-a de pé em um assadeira e cozinhe-a a 160 graus Celsius por cerca de uma hora. Ela irá precisar ser verificada constantemente já que uma casca assada demais não segurará sopa nenhuma. Tire a abóbora do forno assim que a carne esteja macia. Raspe um pouco dela das paredes internas e corte a tampa para usar na sopa. Preencha a casca com a sopa logo antes de servir. Perryman disse que as abóboras em miniatura também servem de deliciosas tigelas para sopa ou pratos recheados.

Sabor exótico

A grande abóbora: um mundo além da torta
Expanda o seu uso de abóbora em chilis e saladas (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

O tempero da torta de abóbora não é a única maneira de dar sabor à abóbora. Pedaços de abóbora descascados com cacau sem açúcar e pimenta malagueta podem dar a um chili um toque latino-americano. Purê de abóbora com feijões pretos formam um recheio saudável para burritos e ela pode substituir um pouco do queijo e nachos ou outros pratos.

Vatcharin Bhumichitr, escreveu no livro de 1991 "Thai Vegetarian Cooking" que cubos descascados cozidos de uma torta pequena de abóbora em leite de coco e açúcar com uma pitada de sal. Ele usou cubos de torta de abóbora com batata e couve-flor em curries indianos, e cobriu-os com castanhas de caju e molho de iogurte picante.

Ferver cubos descascados de abóbora em vinagre de xerez com calda de bordo ou mel com alho, canela, coentro e erva-doce produzirá picles doces e frescos. Eles podem ser usados em saladas ou com pratos de churrasco de outono. A University of Illinois Cooperative Extension também recomenda a abóbora em um risoto picante com sálvia fresca e cebola.

Dicas & Advertências

  • Aproveite-se da abundância e dos preços baratos da abóbora. Congelar lotes de purê de abóbora ou pedaços em sacos para congelamento ou pequenos recipientes de plástico. Eles podem ser descongelados e usados durante todo o ano. Se você não necessita de pedaços frescos de abóbora, Perryman disse que o método mais fácil é cortá-la ao meio verticalmente, depois em fatias. Asse as fatias e retire a casca. Para pedaços frescos, corte a abóbora, corte-a em fatias então deslize uma faca afiada entre a casca e a carne, como faria com melão. Coloque as fatias em um pano de cozinha para que não escorreguem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível