Conhecimento

Grandes matemáticos e suas descobertas

Escrito por mark orwell | Traduzido por beatriz palma
Grandes matemáticos e suas descobertas

Albert Einstein, que inventou a fórmula E = mc^2, é um matemático muito aclamado

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

A matemática tem sido estudada, de uma forma ou de outra, desde antes da invenção da escrita, quando a ideia de números e quantidades já existia. Ao longo dos anos, muitas pessoas contribuíram com esse campo, muitas vezes relacionando-o com outros assuntos, como a filosofia e a física. Dos muitos matemáticos que passaram pela nossa história, apenas um número relativamente pequeno deles conseguiu formular teorias importantes e duradouras.

Pitágoras

Pitágoras era um filósofo e matemático que realizou inúmeras contribuições ao campo da matemática. A distinção entre números pares e ímpares é atribuída ao sistema Pitagórico de ensino, assim como a definição de números primos e compostos. A contribuição mais popular de Pitágoras com a matemática é, provavelmente, o Teorema de Pitágoras. Ele se relaciona com um triângulo retângulo e diz que: a^2 mais b^2 é igual a c^2, onde c é o lado do triângulo oposto ao ângulo reto. As letras a e b podem se referir a qualquer um dos outros dois lados.

Julius Plucher

Julius Plucher nasceu na Alemanha, e fez importantes contribuições com a geometria durante o começo e o meio dos anos 1800. Inicialmente, ele inventou a geometria linear. Antes disso, a geometria consistia apenas no estudo de pontos individuais. Ele também inventou a geometria enumerativa, que é uma espécie de geometria algébrica interessada em contar o número de soluções existentes para um problema geométrico. Posteriormente em sua carreira, ele também contribuiu com teorias envolvendo geometria com mais de três dimensões.

Albert Einstein

Albert Einstein é responsável e conhecido por inúmeras contribuições nos campos da matemática e da física. Uma das primeiras de suas contribuições foi uma fórmula matemática que explicava que a movimentação visível de partículas suspensas em um líquido, se devia à movimentação invisível das moléculas de água. Talvez sua contribuição mais famosa seja a fórmula E = mc^2. Ela é utilizada para calcular a quantidade de energia à qual equivale uma massa dada. A fórmula diz que essa quantidade de energia pode ser obtida multiplicado a massa pelo quadrado da velocidade da luz.

Isaac Newton

Isaac Newton é frequentemente considerado um dos mais importantes matemáticos da história inglesa. Ele fez suas grandes contribuições em um período de tempo relativamente curto, entre 1664 e 1666. Durante esse tempo, ele inventou cálculos, trabalhou com espectros e descobriu a lei da gravitação universal. Ele escreveu as obras "Philosophiae Naturalis Principia Mathematica", onde discutiu suas três leis para o movimento de corpos, e "Arithmetica Universalis", que aprofundou a teoria das equações. Ele também escreveu vários ensaios sobre cálculo, geometria analítica, óptica e curvas.

Mais galerias de fotos