Conhecimento

Escrito por mark orwell | Traduzido por beatriz palma
Grandes matemáticos e suas descobertas

Albert Einstein, que inventou a fórmula E = mc², é um cientista aclamado

Getty Images

A matemática tem sido estudada, de uma forma ou de outra, desde antes da invenção da escrita, quando a ideia de números e quantidades já existia. Ao longo dos anos, muitas pessoas contribuíram com esse campo, muitas vezes relacionando-o com outras ciências, como a filosofia e a física. Dos muitos matemáticos que passaram pela nossa história, apenas um número relativamente pequeno deles conseguiu formular teorias importantes e duradouras.

Pitágoras

Pitágoras foi filósofo e matemático. Ele realizou inúmeras contribuições ao campo da matemática. A distinção entre números pares e ímpares é atribuída ao sistema pitagórico de ensino, assim como a definição de números primos e compostos. A contribuição mais popular dele para a matemática é, provavelmente, o Teorema de Pitágoras. Ele se relaciona com um triângulo retângulo e diz que: a² + b² = c², onde c é o lado do triângulo oposto ao ângulo reto. As letras a e b podem se referir a qualquer um dos outros dois lados.

Julius Plucher

Julius Plucher nasceu na Alemanha e fez importantes contribuições para a geometria durante o começo e meados do século 19. Inicialmente, ele inventou a geometria linear. Antes disso, a geometria consistia apenas no estudo de pontos individuais. Ele também inventou a geometria enumerativa, que é uma espécie de geometria algébrica focada em contar o número de soluções existentes para um problema geométrico. Posteriormente em sua carreira, ele também contribuiu com teorias envolvendo geometria com mais de três dimensões.

Albert Einstein

Albert Einstein é responsável e conhecido por inúmeras contribuições nos campos da matemática e da física. Uma das primeiras de suas contribuições foi uma fórmula matemática que explicava que a movimentação visível de partículas suspensas em um líquido se devia à movimentação invisível das moléculas de água. Talvez sua contribuição mais famosa seja a fórmula E = mc². Ela é utilizada para calcular a quantidade de energia à qual equivale uma dada massa. A fórmula diz que essa quantidade de energia pode ser obtida multiplicando a massa pelo quadrado da velocidade da luz.

Isaac Newton

Isaac Newton é frequentemente considerado um dos mais importantes matemáticos da história inglesa. Ele fez suas grandes contribuições em um período relativamente curto, entre 1664 e 1666. Durante esse tempo, ele inventou cálculos, trabalhou com espectros e descobriu a lei da gravitação universal. Ele escreveu as obras "Philosophiae Naturalis Principia Mathematica", onde discutiu suas três leis para o movimento de corpos, e "Arithmetica Universalis", que aprofundou a teoria das equações. Ele também escreveu vários ensaios sobre cálculo, geometria analítica, óptica e curvas.

Não deixe de ver