Como a gravidez na adolescência pode prejudicar no seu desenvolvimento

Escrito por contributing writer | Traduzido por joão vitor testi ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Em termos de desenvolvimento, a gravidez na adolescência atinge uma jovem mãe tanto física como mentalmente. Primeiro, os corpos adolescentes ainda estão em fase desenvolvimento. Mesmo que uma mulher jovem tenha menstruado há algum tempo, o aparelho reprodutório não estará completamente formado até que a jovem atinja a idade adulta. Enquanto corpos jovens podem se recuperar mais rapidamente da gestação, o crescimento e desenvolvimento apropriado, tanto dos órgãos reprodutivos quanto de outras partes do corpo, pode ser inibido. Mentalmente, a jovem mãe também ainda não é uma mulher adulta. Partes do cérebro que ajudam na tomada de decisões e lógica não estão totalmente desenvolvidas até por volta dos 19 anos de idade. Isso, juntamente ao fato de que uma jovem mãe tem menos educação e experiência no mundo real do que uma mulher mais velha, significa que as adolescentes grávidas nem sempre tomam as melhores decisões para si e para seus futuros filhos. Além disso, a gravidez em qualquer idade é um evento de alteração permanente da vida. Mas durante os anos da adolescência, a gravidez significa que muitas experiências típicas e oportunidades são perdidas - formatura do colégio, faculdade, liberdade geral de escolha. Jovens mães precisar amadurecer muito rapidamente, assumindo responsabilidades que talvez não estejam totalmente preparadas para cumprir. Nesse aspecto, o desenvolvimento deve ser acelerado para enfrentar os desafios de tornar-se mãe.

Outras pessoas estão lendo

Desenvolvimento físico e mental do feto

Uma mãe adolescente pode muito bem dar à luz a um bebê saudável. No entanto, a população de crianças nascidas de mães adolescentes têm maior risco de problemas físicos e mentais. A razão para isto, em parte, reside nas escolhas da mãe durante a gravidez. Mães jovens nem sempre são instruídas sobre nutrição adequada e outras precauções que devem ser tomadas durante a gravidez. Já que jovens mães muitas vezes possuem dificuldades financeiras, elas podem ter de trabalhar muito mais em sua gravidez do que os médicos recomendam. Elas também são mais propensas a recusar assistência médica. O estresse também é um fator para o desenvolvimento saudável do feto. Adolescentes grávidas enfrentam muitas dificuldades: a falta de apoio social, problemas financeiros, ansiedade sobre o futuro. Todas estas questões podem fazer da gravidez algo estressante, o que pode afetar o desenvolvimento e a disposição do feto. .

Problemas de desenvolvimento a longo prazo para a criança

Depois de que o bebê nasce, pode haver outros obstáculos para um bom desenvolvimento. Se durante a gravidez e a infância, o bebê não receber uma nutrição adequada, atenção e um ambiente calmo, certamente ocorrerão problemas mais tarde. Estas crianças têm mais problemas de saúde e tendem a ter mais problemas na escola. Crianças filhas de mulheres adolescentes são muitas vezes criadas em lares monoparentais nos quais há falta de supervisão e atenção. Se a mãe tem que trabalhar muito para manter a criança alimentada e vestida, ela não pode ter tempo para ficar de olho nas atividades ou na alimentação, ou até mesmo ajudar com a lição de casa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível