HDMI vs. Áudio Digital Óptico

Escrito por james goux | Traduzido por cesar duarte
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
HDMI vs. Áudio Digital Óptico
Garantir que seus alto-falantes recebam a informação correta pode ser difícil (DVD back panel image by Vasyl Dudenko from Fotolia.com)

A escolha de cabos para conexão de áudio em casa pode ser uma decisão difícil, especialmente quando as pessoas têm múltiplas opções disponíveis. Muitos equipamentos oferecem conexões diferentes, tais como HDMI, óptica, digital composto e RCA - todas são apenas para áudio. As entradas HDMI e óptica utilizam áudio digital, mas existem diferenças sutis entre elas.

Outras pessoas estão lendo

Conexão óptica

Os cabos ópticos usam a luz para transmitir o sinal de áudio digital do dispositivo fonte até o receptor. O receptor então transforma este sinal, que carrega a informação para os diferentes alto-falantes em um único fluxo de informações que o alto-falante pode traduzir em som. Devido à natureza digital, se o cabo tiver uma conexão apropriada, as informações comunicadas serão sempre as mesmas e a informação sonora distribuída aos alto-falantes também será sempre a mesma.

Conexão HDMI

O HDMI é um cabo simples, mais largo nas extremidades do que um cabo óptico e um pouco mais grosso, que pode transmitir tanto áudio digital como vídeo de alta definição ao mesmo tempo. Poucos receptores estão aptos a receber as informações HDMI e, mais frequentemente, passam a informação até outra fonte. Contudo, um receptor moderno pronto para HD deve ter condições de receber este sinal, além de passar o sinal de vídeo para a televisão.

Qualidade

A diferença de qualidade entre os dois cabos depende muito da configuração usada nos alto-falantes. Os alto-falantes 5.1 são os mais encontrados nos sistemas surround de residências, caso as pessoas os utilizem. Os cabos ópticos são perfeitamente capazes de distribuir o surround 5.1 com a tradução digital perfeita, apesar de usarem a luz para distribuir a informação. Contudo, eles não são suficientemente rápidos para distribuírem muito mais do que isto.

Som de Alta Definição

Para o som de alta definição, que é além da capacidade do sistema 5.1, sendo geralmente 7.1, o cabo terá que transferir mais dados. A maneira que o HDMI distribui a informação permite compatibilidade com formatos como TrueHD e DTS-HD, que estão disponíveis no formato Blu-ray. Ainda que as pessoas tenham uma configuração de alta-definição e possuam os alto-falantes extras e um receptor apropriado, eles não acessarão tecnicamente todas as informações disponíveis se usarem cabos de áudio ópticos.

Som sem perdas

A HDMI é uma conexão completamente sem perdas, e por isso as pessoas não irão perder nenhum áudio. Logo, a diferença é clara. O HDMI é o único cabo com esta condição atualmente. A maior parte dos audiófilos com um orçamento pequeno não terá o equipamento necessário para diferenciar entre a qualidade da conexão óptica e da HDMI. Então, será usada a conveniência da configuração com relação às entradas e cabos disponíveis. Cada aparelho de home theater tem configurações ligeiramente diferentes, mas se o dinheiro não for problema, deve-se optar pela conexão HDMI.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível