O que é hiperbilirrubinemia indireta?

Escrito por wanda thibodeaux | Traduzido por aline fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é hiperbilirrubinemia indireta?
Existem várias condições médicas que afligem os recém-nascidos, mas a maior parte não precisa de tratamento (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Bebês recém-nascidos, simplesmente por não terem sido expostos a muitas coisas fora do útero, costumam ter várias condições médicas. A maioria dessas condições não é grave, como pele ressecada, crosta láctea e brotoejas. Essas condições geralmente desaparecem conforme o sistema imunológico do bebê fica mais forte e não exigem tratamento. Algumas condições, no entanto, realmente precisam de atenção médica. Uma dessas condições que podem justificar uma estadia no hospital para um recém-nascido é a hiperbilirrubinemia indireta.

Outras pessoas estão lendo

Definição

A hiperbilirrubinemia é o acúmulo da substância bilirrubina, um subproduto da quebra de hemácias, no corpo. Quando a bilirrubina pode ser excretada pelo fígado, isso é chamado de hiperbilirrubinemia direta. Se a bilirrubina não puder ser excretada e, em vez disso, circula pelo sangue, isso é chamado de hiperbilirrubinemia indireta. A pigmentação da bilirrubina, o amarelo, dá à hiperbilirrubinemia seu nome mais conhecido -- icterícia.

Quando ocorre

A hiperbilirrubinemia geralmente aparece em recém-nascidos entre 24 horas e duas semanas após o nascimento, embora essa seja uma média. Quanto mais cedo aparecer a icterícia, mais grave é considerada a hiperbilirrubinemia.

Motivo para preocupação

A bilirrubina em pequenas quantidades geralmente não causa problemas. Grandes quantidades, entretanto, podem se acumular no cérebro. Isso pode resultar em dano cerebral, convulsões ou ambos.

Sintomas

O sintoma mais comum da hiperbilirrubinemia é o amarelamento da pele devido à pigmentação da bilirrubina. Isso, na verdade, pode ser difícil de detectar em alguns casos, pois a coloração da pele pode mudar tão gradualmente que os cuidadores não percebem, e porque aqueles com tons de pele mais escuros podem mascarar a má coloração. Um sintoma adicional é a letargia.

Tratamento

Quando a bilirrubina não pode ser excretada, a forma mais comum de removê-la do corpo é quebrá-la. A maior parte dos hospitais faz isso com luzes especiais e cobertores leves. O tratamento é indolor para o bebê e geralmente leva somente alguns dias. Entretanto, a condição pode ser causada por várias coisas, incluindo a amamentação, então, às vezes, o tratamento inclui a interrupção da amamentação por um curto período, uma transfusão de sangue ou um tratamento para uma infecção que pode ter causado um aumento nos níveis de bilirrubina.

Por que é comum

Os recém-nascidos apenas não são tão desenvolvidos fisicamente quanto os adultos. Seus fígados minúsculos costumam não conseguir quebrar a bilirrubina em seus corpos com rapidez suficiente, causando um acúmulo. Além disso, o recém-nascido às vezes reabsorve a bilirrubina no intestino, e ele produz mais bilirrubina que um adulto porque produz mais hemácias a um ritmo mais acelerado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível