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A história do atendimento ao cliente

Atualizado em 17 março, 2017

Por muitos anos, a popular frase "O cliente tem sempre razão" dominou o comércio. No entanto, a partir de 1990, surgiu uma nova tendência que coloca o cliente e suas necessidades como o foco de todas as decisões de negócios.

Durante os anos 1990, o atendimento ao cliente mudou a forma como as empresas operam (beautiful customers image by Andrey Kiselev from Fotolia.com)

O início

A Organização Internacional de Padronização foi formada em Genebra, na Suíça, em 1946. Essa organização determinou padrões para o atendimento a clientes. A primeira reunião em Londres, nesse mesmo ano, foi um sucesso, com um total de 65 participantes de 25 países.

Anos 1980

Os anos 1980 trouxeram os eletrônicos à tona. Agências como o Instituto de Qualidade nos Serviços, que fornecia treinamentos de atendimento ao cliente desde 1971, desenvolveram mais treinamentos, livros e vídeos. Os dispositivos de treinamento e pesquisas online em sites também ganharam muita popularidade.

Anos 1990 em diante

Durante os anos 1990, as empresas focaram mais em dar retorno aos clientes e começaram a dar brindes por sua fidelidade. Pontos no cartão de crédito, ofertas de dinheiro pelos bancos pela abertura de contas e milhas para os viajantes fiéis são apenas algumas das ofertas usadas para aumentar as vendas. A internet possibilita ainda mais opções para as empresas melhorarem o serviço ao cliente.

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