A história dos motores diesel

Escrito por herbert harris | Traduzido por joao marcos padua filho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A história dos motores diesel
Caminhões utilizavam motores diesel (fuel truck image by Steve Mann from Fotolia.com)

A história dos motores diesel começou no fim do século 19 com Rudolf Diesel, um engenheiro que sobreviveu a uma experiência de quase morte durante seus esforços para criar um motor funcional de combustão interna, que operasse sem o uso de uma faísca para dar ignição ao combustível. Diesel recebeu a patente em 1898 do primeiro "motor de combustão interna" que ficou conhecido como motor Diesel.

Outras pessoas estão lendo

História

O desejo de Rudolf Diesel de permitir aos artesãos independentes competir com grandes indústrias era a principal motivação de seus esforços em construir um motor de combustão interna em que a ignição do combustível fosse feita por compressão. Sua perspectiva social o levou a usar sua engenharia e sua coragem inventiva a favor da criação do motor que hoje tem seu nome. Seus esforços foram largamente recompensados, financeiramente falando: ele se tornou um milionário em 1898 e seu motor encontrou diversas aplicações.

A história dos motores diesel
Motores diesel usados em trens (diesel engine image by leafy from Fotolia.com)

Avanços tecnológicos

A empresa Alemã MAN A.G. (Maschinenfabrik Augsburg-Nürnberg A.G.), que é o resultado da união em 1908 de "Maschinenfabrik Augsburg" e " Eisengießerei und Maschinenfabrik Klett & Company", começou a desenvolver o novo e revolucionário motor inventado por Rudolf Diesel. Anton von Rieppel lançou o primeiro motor diesel com injeção direta na Feira de Exibição Automotiva de Berlim em dezembro de 1924. Seu sucesso foi devido principalmente aos esforços dos engenheiros da MAN AG ao desenvolverem a bomba de injeção de combustível no ano anterior.

A história dos motores diesel
Tratores utilizam motores diesel (tractor image by Alison Bowden from Fotolia.com)

Mais avanços

O homem conhecido como "pai do motor diesel americano"--Clessie L. Cummins--adaptou o motor de Rudolf Diesel para uso automotivo. Nascido em Indiana em 1888, ele construiu com 11 anos um motor para transportar água na fazenda de seu pai. Em 1919 ele fundou a Companhia de Engenharia Cummings na cidade de Columbus, Indiana, com ajuda financeira de seu ex-patrão, William Irwin. Ele projetou e criou um motor a gasolina na garagem de Irwin em 1915, e contou ainda com a colaboração de outras pessoas, como pilotos profissionais de carro e outros engenheiros, para bater recordes de velocidade e distância.

Melhorias

Pesquisas têm trazido melhorias significantes para os motores modernos. Engenheiros da TUM (Technische Universitaet Muenchen) estão trabalhando em um projeto chamado NEMo, sigla em alemão para "motor automotivo com a mais baixa emissão de gases". Um motor de teste é usado para injetar a mistura de ar e gases da exaustão dentro da câmara de combustão, sob uma pressão que é mais que o dobro que os veículos convencionais suportariam, permitindo ao diesel queimar completamente, muito rápido e quase livre de fuligem.

A história dos motores diesel
Diesel do futuro? (the black sports car. image by Yuri Bizgaimer from Fotolia.com)

Considerações

A incerteza contínua do preço dos combustíveis, tem dado uma boa chance aos motores diesel. Seu consumo eficiente tem permitido que seja integrado a veículos considerados da moda ou esportivos. Isso permite que agora haja uma concorrência a altura de seu rival, os motores híbridos, porque o diesel está mais eficiente em todos modos de operação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível