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A história da transmissão manual

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A finalidade da transmissão de um automóvel é transferir a energia fornecida pelo motor para as rodas por meio de um eixo de acionamento ou semi-eixos. Engrenagens diferentes na transmissão permitem diferentes níveis de torque a serem aplicados para as rodas, dependendo da velocidade a que o veículo se desloca. A fim de alterar o nível de torque das engrenagens na transmissão, é necessário efetuar um deslocamento manualmente ou automaticamente. No início da industria automobilística todas as transmissões eram manuais.

Câmbio manual (gear stick image by Jenny Thompson from Fotolia.com)

História

Os inventores franceses Louis-René Panhard e Emile Levassor são consagrados como desenvolvedores da primeira transmissão manual moderna. Eles demonstraram a sua transmissão de três velocidades em 1894 e o projeto básico ainda é o ponto de partida para transmissões manuais mais contemporâneas.

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Melhorando o design

Panhard e Levassor utilizaram uma unidade de corrente na sua transmissão original. Em 1898 a montadora Louis Renault usou seu design básico, mas substituiu um eixo de acionamento para a corrente de transmissão e acrescentou um eixo diferencial para as rodas traseiras para melhorar o desempenho da transmissão manual.

Linha do tempo

Até o início do século 20 a maioria dos carros fabricados nos Estados Unidos apresentou uma transmissão manual não-sincronizada baseada no desenho Panhard / Levassor / Renault. A próxima grande inovação ocorreu em 1928, quando Cadillac introduziu a transmissão manual sincronizada, o que reduziu significativamente os ruídos e fez a troca de marchas mais suave e mais fácil.

Tipos

As transmissões manuais foram o padrão na maioria dos veículos na primeira metade do século 20, mas as transmissões automáticas estavam sendo desenvolvidos já em 1904. A General Motors introduziu a transmissão automática de embreagem sob a marca, Hydra-Matic, em 1938, a primeira transmissão realmente totalmente automática não apareceu até 1948, com a transmissão Dynaflow da Buick.

Geografia

Os americanos tendem a preferir transmissão automática em seus veículos, enquanto na Europa Ocidental é - e deve permanecer sendo - o maior mercado para transmissões manuais até 2014. A Europa Oriental e Ásia também são grandes mercados para a transmissão manual, embora o Japão parece estar começando preferir mais as transmissões automáticas. Nos Estados Unidos, carros com transmissões manuais são encontradas mais nos estados do Norte do que nos estados do Sul. Supõe-se que as transmissões manuais dão um melhor controle em estradas geladas e são, portanto, mais úteis no Norte, onde os invernos são mais rigorosos.

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Referências

Recursos

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