Como fazer uma horta

Escrito por janet beal | Traduzido por elisa lacerda de freitas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer uma horta
Saiba como fazer uma horta (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Há alguma coisa naqueles tomates de mercados orgânicos que faz com que você queira ter sua própria horta! Cultivar vegetais em casa é quase como fazer mágica — eles se assemelham àqueles nas imagens de pacotes de sementes, mas nenhum catálogo pode descrever o sabor de alface, tomate, pimentão e abóbora cultivados em casa. Mesmo que você seja um jardineiro novato, cultivar vegetais é algo muito divertido. Este artigo vai lhe dar algumas ideias para fazer uma horta simples e pequena, que você poderá ampliar à medida em que se sinta mais confiante.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Um pedaço de terra ensolarado no quintal ("sol pleno", que é necessário para os vegetais, é definido como seis horas ou mais de exposição diária ao sol) — seja um canteiro já existente ou um novo local.
  • Um livro de jardinagem para iniciantes para ler no inverno e, depois, usar como um guia durante a primavera.
  • Uma pá e uma espátula de jardinagem.
  • Acesso regular a água (pode ser uma mangueira ou um regador).
  • Legumes e verduras, que estão disponíveis em centros de jardinagem. Algumas sementes de vegetais recomendadas para iniciantes são: alface, cenoura, feijão, beterraba, tomate, pimentão, berinjela, abobrinha (ou simplesmente um par de seis pacotes dos seus vegetais favoritos).

Lista completaMinimizar

Instruções

    Como fazer uma horta

  1. 1

    O passo 1 depende de você pretende usar um canteiro já existente ou preparar uma nova horta. A) Canteiro já existente: o trabalho deve começar no início da primavera, remexendo a terra da superfície em uma profundidade de 25 a 30 centímetros e adicionando turfa ou composto para nutrir o solo (boas plantas precisam de boas raízes). B) Novo canteiro: o trabalho deve começar no outono, com a utilização de cobertura de solo feita de plástico ou pano ou ainda uma espessa camada de jornais, com tijolos, pedras ou pequenos pedaços de madeira por cima. Utilizar a cobertura de solo no outono inibe ainda mais o crescimento de grama e torna mais fácil para você removê-la e preparar a terra, como descrito em (A).

  2. 2

    Antes ou depois de preparar a terra, faça um esquema de planejamento no papel. Meça o seu novo canteiro e cheque o livro sobre jardinagem para saber o espaço necessário para cada tipo de vegetal que você quer plantar. Verifique, ainda, o tempo que cada planta leva para crescer. Por exemplo, a alface pode germinar assim que as geadas acabarem, mas não costuma durar no verão. Assim que a alface germinar, você pode plantar algo que necessite de um solo morno — feijão, berinjela ou abobrinha são ótimos se você tiver espaço suficiente. Lembre-se também que suas plantas irão crescer. Ainda que você queira que seus tomates fiquem no centro da horta para serem admirados, eles vão ficar grandes o bastante para fazer sombra sobre os feijões.

  3. 3

    Quando o solo estiver completamente descongelado e não estiver encharcado de água, você pode começar a plantar vegetais que produzam a primeira safra desde cedo: espinafre, alface, ervilhas, couve. Você pode, ainda, semear raízes tuberosas, como cenoura ou beterraba. À medida que elas crescerem, elimine as ervas daninhas e regue as plantas. Mantenha em mãos o livro de jardinagem e o seu esquema para verificar os próximos passos.

  4. 4

    Depois que o clima e solo estiverem mais quentes, você está pronto para plantar vegetais para o verão. Mudas e plantas de pequeno porte são mais indicadas do que sementes, a menos que o verão seja sempre longo e quente em sua região. Continue capinando e regando, pois ambos são extremamente importantes nessa época do ano.

  5. 5

    Conforme as plantas de sua horta se desenvolvem, dê mais uma olhada em seu esquema e faça as mudanças que você achar necessárias para o próximo ano. Este é o melhor momento para rever o seu esquema, porque você poderá ver suas plantas em tamanho real.

    Colha, coma e aproveite!

Dicas & Advertências

  • Depois de fazer um esquema de planejamento no papel, você não precisa segui-lo à risca. A ideia do esquema é ter a certeza de ter feito os cálculos de espaço, altura e largura necessários para garantir que as plantas cresçam bem. O plantio em qualquer horta envolve aprender a pensar em três dimensões — um plano simples lhe ajudará a fazer isso.
  • Não se preocupe se as coisas não forem perfeitas durante o seu primeiro ano. Cuidar de uma horta é um trabalho que dura o ano todo: O que realmente aconteceu com as beterrabas e por quê? O que significam os números das embalagens dos fertilizantes? Como faço para obter novamente aquela abóbora enorme? A melhor parte em se ter uma horta pode parecer ser a alimentação — mas é o aprendizado o que mais estimula. Seja paciente com suas plantas e consigo mesmo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível