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Como acabar com a sensação de ardência causada pela pimenta?

Atualizado em 17 abril, 2017

Você exagerou na pimenta habanero que usou para o seu chili ou talvez a comida indiana estivesse mais picante do que você podia aguentar. De qualquer maneira, sua boca está pegando fogo e você se sente como se estivesse saindo fumaça por suas orelhas. Não beba água pois isso apenas piorará a situação espalhando a sensação picante. Há bebidas e alimentos mais adequados para refrescá-lo rapidamente.

Instruções

A capsaicina, substância química encontrada na pimenta, é o que a torna quente (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Beba leite frio ou coma um derivado lácteo. O frescor desses produtos ajudará a baixar a temperatura em sua boca. Além disso, eles também contêm um composto químico conhecido como caseína, que reage com a capsaicina, neutralizando-a e fazendo com que sua boca pare de queimar. Outros derivados lácteos indicados incluem iogurte, queijo e, especialmente, sorvete, cuja temperatura refrescará imediatamente sua boca.

  2. Coma açúcar. Tenha uma caixa de cubos de açúcar à mão da próxima vez que comer alimentos picantes. O cubo de açúcar absorverá um pouco do óleo quente da pimenta de sua boca. Além disso, adicionará um outro sabor à sua boca, o que desviará sua atenção da dor.

  3. Coma grãos como pão ou arroz. Assim como o açúcar, o pão absorverá o óleo quente de sua boca, proporcionando um efeito calmante. O arroz atuará do mesmo modo, mas deverá estar à temperatura ambiente ou inferior pois, se estiver quente, apenas prolongará a sensação de calor.

  4. Coma ou beba suco de uma fruta ácida. O ácido do limão, lima, laranja e tomate ajuda a neutralizar a capsaicina. Morder um tomate, especialmente ele estava na geladeira, também ajudará. Você poderá, ainda, espremer um pouco de limão ou de lima em comida picante antes de ingeri-la, caso esteja preocupado com a possibilidade de queimar a boca.

Dicas

  • Se você pedir comida típica picante, opte por qualquer um dos seus complementos lácteos, como creme de leite para pratos mexicanos, molho de iogurte para comida indiana e leite de coco para culinária tailandesa.

O que você precisa

  • Derivados lácteos
  • Açúcar em torrões
  • Grãos (arroz, pão)
  • Frutas ácidas (limão, laranja)
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