Por que husky siberiano costuma morder ou mordiscar?

Escrito por bernard yao | Traduzido por victor dajas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que husky siberiano costuma morder ou mordiscar?
Embora sejam brincalhões, é importante treinar seu husky quando ele ainda é novo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Com seus olhos cativantes e seu pelo macio, seu filhote pode acabar convencendo você a brincar com ele -- e ignorar a rotina de adestramento --, mesmo quando ele cria o costume de mordiscar seus pés e suas mãos. Embora esse hábito seja perfeitamente normal em filhotes com os dentes nascendo (assim como é comum para bebês mastigarem praticamente qualquer coisa), ainda assim, não deixa de ser uma maneira do seu cão exibir comportamento dominante sobre você. Dito isso, é importante tentarmos inibir essas atitudes o mais cedo possível. Treinar o seu animal desde cedo torna o adestramento mais fácil e minimiza os potenciais danos causados por sua mordida, quando ele ficar mais velho.

Outras pessoas estão lendo

Regras do adestramento

Existem algumas regras importante no adestramento do seu cão, seja ele um filhote ou adulto. Se não segui-las, é provável que o resultado desejado não seja alcançado. Antes de tudo, seja sempre consistente. Tenha certeza de deixar claro para todas as pessoas com que o seu cão tem contato -- especialmente para aquelas que vivem na sua casa -- as estratégias usadas no adestramento do seu animal. Seja consistente até mesmo com comandos ou palavras usadas pra determinadas ações. Sempre o parabenize por bom comportamento e desencoraje o indesejado -- não podem haver exceções, se quiser que seu cão aprenda rápido. Introduza seu filhote a outros animais e lembre-se de nunca bater nele ou evitar qualquer forma de punição mais severa. Com consistência, paciência e vontade, você terá uma animal feliz, obediente e respeitoso.

Brinquedos de morder

A primeira coisa que você pode fazer para evitar mordidas indesejadas é dar ao seu cão brinquedos específicos para ele morder. Se ele mordiscar alguma coisa diferente, corrija-o com um firme "não!" e dê a ele o brinquedo; lembre-se de nunca bater no seu cão. Parabenize-o quando morder o brinquedo. Nunca dê ao seu animal meias, roupas ou sapatos para brincar. Ele não vai saber distingui-los daqueles que você não quer ele toque.

Pense como um cão

Quando os cachorros brincam entre si, é normal para eles trocarem pequenas mordidas. Somente quando um dos animais soltar um ganido que eles entendem que estão machucando. Imite esse comportamento e, quando seu cão morder alguém, solte um leve grito agudo "Ai!" e pare de brincar com ele imediatamente. Esse tipo de costume vai ensinar desde cedo ao seu filhote que mordidas somente vão acabar com a brincadeira. HuskyTips.com (em inglês) sugere simular uma leve mordida com a sua mão no pescoço do seu animal quando ele apresentar o comportamento indesejado. Essa estratégia é usada para imitar o comportamento que a sua mãe teria para puni-lo.

Outros métodos

Se o filhote não responder a nenhuma das estratégias recomendadas acima, você pode tentar usar um par de luvas com algum material cujo cheiro desagrada seu animal. Ele vai acabar associando o mau cheiro ao comportamento indesejado e evitar repeti-lo. Preste atenção que alguns animais mais inteligentes aprendem rápido e vão continuar a morder quando você não estiver usando as luvas. Outro método é dizer "Não!" firmemente e usar o seu polegar para pressionar a parte inferior da boca do seu cão (embaixo da língua) enquanto seu indicador segura o queixo do animal. Manter essa posição por alguns segundos vai fazê-lo sentir-se desconfortável.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível