Ideias de atividades envolvendo calendários pré-escolares

Escrito por martha mendenhall | Traduzido por camille sampaio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias de atividades envolvendo calendários pré-escolares
Atividades pré-escolares com calendário oferecem uma preparação útil para a educação infantil (Polka Dot/Polka Dot/Getty Images)

Usar um calendário para mostrar o mês, dia por dia, dá aos alunos da pré-escola uma oportunidade de, através da repetição diária, aprender os meses do ano e os dias da semana. Quando cada dia promete uma atividade divertida, seus alunos irão ansiar ávidamente pela "hora do calendário" de sua escola e sua variedade de atividades. Designe uma atividade para cada dia da semana para seus alunos que introduza matérias elementares - línguas, artes, matemática, ciências e estudos sociais, por exemplo - em uma forma apropriada para a idade.

Outras pessoas estão lendo

Segunda-feira da matemática

Comece toda semana com um tema que você amarre em cada assunto de estudo do dia. Para crianças em idade pré escolar, o assunto animais é sempre sucesso. Incorpore o tema em uma lição simples de matemática com um exercício de contas que inclua animais. Quantos e quais tipos de animais cada aluno tem? Classifique e conte-os por tipo, idade, cor - os agrupamentos possíveis são extensos, e os alunos podem aprender um pouco de prática inicial de adição conforme gravam os números de gatos, cães, roedores e peixes que cada criança (e a classe como um todo) tem em casa.

Terça-feira de línguas e artes

Continue o tema de animais com o olhar para algumas histórias sobre eles. Eric Carle tem alguns livros populares sobre animais que são perfeitos para crianças. Há também muitos outros livros sobre animais que andam, falam e agem como humanos (os personagens “Little Bear” e “Francis” são dois exemplos). Pergunte aos seus alunos o quão realista eles pensam que esses animais são. Liste com seus alunos todas as características humanas que encontrarem em cada personagem.

Quarta-feira de ciências

Comece a lição do dia vendo as características reais dos animais das histórias de terça. Alternadamente, você pode dar seu palpite sobre a época do ano. Novamente, juntar o tema da semana com o calendário ajudará a colocar o assunto no lugar e no tempo para os alunos. Se você tiver uma janela grande na sua sala de aula, faça os alunos passarem 5 ou 10 minutos olhando para fora para ver quais animais eles enxergam. Melhor ainda, leve os alunos para um passeio na natureza e faça com que coletem sinais ou avistem animais. Grave as descobertas da sua classe e retenha os registros para uso em comparação uma vez que a estação mude.

Quinta-feira de estudos sociais

Estudos sociais como matéria escolar simplesmente estuda a cultura e as pessoas do mundo, e o tema de animais pode se encaixar em uma lição. Escolha uma cultura antiga que tenha tido grande respeito por animais (tribos nativo americanas ou o egito antigo são boas escolhas) e compartilhe algumas histórias e mitos dessas culturas que envolvam animais. Discuta com seus alunos o motivo de os animais terem um papel tão importante nessas culturas.

Sexta-feira livre

Por que não fazer da sexta feira um dia especial, destinado a prática de esportes, excursões ou criar projeto artístico especial? A sexta pode ser um dia conveniente para amarrar tudo que foi feito na semana no calendário. Fale sobre estações do ano, fases da lua, feriados ou outros tópicos específicos. Reveja os temas da sua semana e veja os fatos interessantes que as suas crianças lembram.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível