Ideias para cuidar da aparência de um Shih-poo

Escrito por casandra maier | Traduzido por raissa oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias para cuidar da aparência de um Shih-poo
O Shih-poo pode ter os pelos lisos como os de um Shih Tzu ou ondulados como os de um Poodle (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Shih-poo é o cruzamento de Poodle miniatura com um Shih Tzu. Chamados frequentemente de "cães híbridos", são animais de companhia pequenos, pesando cerca de 10 kg e possuindo as melhores características de ambas as raças. Não solta muitos pelos, mas requer cuidados frequentes para que sua pelagem permaneça bonita. Há muitas ideias que podem ajudá-lo a cuidar da aparência de seu Shih-poo.

Outras pessoas estão lendo

O básico

Dependendo do gene dominante, a pelagem do Shih-poo pode ser lisa ou cacheada. Não importa o tipo de pelo, ele precisa ser regularmente escovado para evitar que não embarace e não surjam nós que podem ser dolorosos de desfazer, além das idas ao pet shop. Manchas de lágrima são um problema comum em cruzamentos de poodle, em que o cão desenvolve manchas marrom-avermelhadas sob os olhos. Para evitá-las, limpe regularmente o local com um pano macio. O Shih-poo também é propenso a infecções no ouvido; portanto, suas orelhas devem ser monitoradas cuidadosamente e os pelos ao seu redor aparados, para evitar problemas.

Estações e higiene

O Shih-poo não tem tolerância a altas temperaturas. Sabendo disso, tose-o no verão, e deixe que sua pelagem cresça durante o inverno. Há também a questão da higiene, que está diretamente relacionada ao comprimento de seus pelos. Para impedir que eles fiquem sujos de terra, urina e fezes, mantenha sua barriga, quadris e área genital aparada ou depilada. Ter pelos curtos nessas áreas é higiênico e melhor para o cão.

Tosa estilo Poodle

Pelo fato de ser pequeno e membro da família dos Poodles, a tosa estilo Poodle é uma das melhores para o Shih-poo no inverno. Nesse tipo de corte, o tosador apara os pelos da face, pescoço, patas e base do rabo, enquanto o resto é deixado com uma pelagem mais longa. Tradicionalmente, também se faz um pom pom no final da cauda, mas se o seu Shih-poo tiver pelos lisos, peça que ela seja totalmente tosada.

Tosa estilo cordeirinho

A tosa estilo carneirinho é a melhor para os Shih-poos durante o verão. Nela, os pelos das costas, quadris, pescoço e barriga são aparados e deixados com 0,5 cm de comprimento. O resto da pelagem é cortado com tesoura para que fique mais curto e limpo. Você também pode conversar com o tosador sobre como ajustar o comprimento desse tipo de tosa para que ela se mantenha durante a primavera e o outono.

Tosas criativas

O tosador pode usar de toda a sua criatividade na hora de cortar os pelos do Shih-poo. Uma tosa criativa é aquela que não segue padrão algum. Desde que você siga as orientações importantes para a limpeza e para a tosa em diferentes estações, você pode ser tão criativo quanto quiser. O mais importante é manter seu Shih-poo feliz e confortável.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível