Ideias para oficinas de hip-hop

Escrito por thea theresa english | Traduzido por rebecka villarreal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias para oficinas de hip-hop
A cultura do hip-hop pode ser encontrada no mundo inteiro (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

As raízes do hip-hop vêm de meados dos anos 1970 no bairro de Bronx, em Nova York, onde os jovens afro-americanos e latinos criaram uma nova forma de música que promovia a justiça social e contava histórias de problemas cotidianos, como a pobreza, o crime, o racismo e relacionamentos. Hoje, a cultura hip-hop pode ser encontrada em todo o mundo, e muitos jovens empresários estão utilizando-a para criar negócios e empregos rentáveis ​​em suas comunidades. A oficina é uma ótima maneira de fazer as comunidades discutirem como o hip-hop tem influenciado a sociedade e pensar em formas de utilizar a sua força criativa. Da mesma forma, podem ser trabalhados temas similares em relação com o funk, o samba e outros aspectos da cultura mais pertinentes para a realidade brasileira.

Outras pessoas estão lendo

Hip-hop como ativismo social

Uma boa ideia é fazer uma oficina para discutir formas em que os artistas de hip-hop locais podem utilizar seus talentos e influenciar o aumento da conscientização sobre questões importantes para as comunidades. Por exemplo, se a sua cidade tem falta de coisas construtivas para os adolescentes fazerem durante as férias, discuta como artistas locais de hip-hop que possuem empresas podem oferecer empregos temporários para adolescentes.

Mercantilização das mulheres na cultura do hip-hop

Se você é um professor de estudos de gênero, você pode realizar uma oficina que lide com a imagem negativa das mulheres na cultura hip-hop e como isso afeta várias classes e etnias. Convide dois falantes que concordem e discordem com o seu ponto de vista para ter uma variedade de opiniões. Durante a oficina, discuta de que maneira as mulheres podem ser mais bem representadas na cultura do hip-hop.

O hip-hop e o mundo corporativo

Outra boa ideia é realizar uma oficina para discutir as formas em que o hip-hop tem afetado a cultura corporativa em países como os Estados Unidos. Empresários do hip-hop como Russell Simmons, Jay Z, Damon Dash e Diddy estão usando sua fama para criar produtos viáveis​​. Discuta as maneiras pelas quais os jovens aspirantes têm a chance de ascender através de seus talentos e bons contatos.

O hip-hop e a harmonia racial

Faça uma oficina na qual os participantes debatam sobre como a cultura do hip-hop ajudou a promover a harmonia racial em países como os Estados Unidos. Fale sobre como, nos primeiros anos do hip-hop, houve a cooperação inter-racial como visto com Russell Simmons e Rick Rubin, co-fundador da Def Jam Records. Discuta artistas de hip-hop brancos que chegaram à fama, como Beastie Boys e Eminem. Também discuta se os brancos abraçarem o hip-hop é realmente um sinal de progresso ou se eles estão apenas comprando imagens estereotipadas dos afro-americanos com o que ouvem e vêem na mídia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível