Ideias de paisagismo para um quintal pequeno

Escrito por s.f. heron | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias de paisagismo para um quintal pequeno
Saiba como aproveitar o pouco espaço do seu quintal pequeno para fazer um belo jardim (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Um quintal minúsculo não significa que você não possa levar a natureza para a sua porta dos fundos. O desafio de projetar uma paisagem para um quintal pequeno reside na criação de arranjos interessantes sem sobrecarregar o espaço limitado. Escolher plantas interessantes, enfeites e cercas permitirá que todo o quintal se misture em um jardim impecável, ao mesmo tempo em que criará a ilusão de um maior espaço.

Altura

As árvores não são uma opção nesse espaço pequeno. No entanto, os arbustos altos aparados proporcionam um acabamento sob medida à paisagem. Use o espaço acima do solo com sabedoria colocando estrategicamente plantas altas e finas para o seu benefício. Escolher uma planta alta como ponto focal e plantar plantas gradualmente menores em torno dela criará a ilusão de altura e mais espaço. Os vasos suspensos usam a altura para criar um toque de cor quando são suspensos em um gancho fixo ou em um independente de ferro. Coloque ganchos de dupla face de diferentes alturas para dar ainda mais interesse. Escolha plantas que combinem com o esquema de cores e com o estilo do seu jardim para não desviar tanto a atenção do ponto focal. As videiras ou outras plantas trepadeiras, como as verbenas ou as petúnias, encherão graciosamente a cesta e transbordarão as beiradas para um belo complemento para o seu jardim.

Principais recursos de paisagem

O espaço pequeno do seu quintal significa simplesmente que você precisa criar um oásis mais planejado. Criar recursos permanentes de paisagem, como muros de contenção ou terraços, eleva a altura do seu jardim e proporciona uma aparência excepcionalmente bem cuidada à paisagem. No entanto, não se pode exagerar devido ao espaço limitado. Você pode instalar seções menores de terraço de 60 cm a 90 cm cercadas por um muro de contenção de tijolo que combine com o design exterior da casa. Tijolos vermelhos, paralelepípedos em tons de pedra ou ligaduras de paisagismo em madeira podem ser usados ​​para complementar o design do seu jardim. Insira essas criações ao redor das bordas do seu quintal para criar a ilusão de espaço aberto no centro. Retire o cimento simples do seu pátio e crie um revestimento de tijolo ou ardósia. Incorpore o uso desses mesmos materiais em fronteiras de jardim ou muros de contenção para unificar a paisagem. Ao adicionar um pátio, busque livrar-se de formas para criar uma sensação de fluxo de um elemento da paisagem para outro. Linhas inflexíveis e mudanças drásticas criam divisões dentro do plano geral que simplesmente não funcionam em espaços pequenos. Misturar cores cria harmonia dentro da paisagem. Adicionar um pequeno lago ou cachoeira oferece um excelente ponto focal. Os elementos com água não precisam ser elaborados e podem ser tão simples como meio barril com um único lírio aquático. Coloque o barril em um local de plantio e escolha plantas que não dominem esse recurso dramático. Criar um pequeno lago ou curso de água mais permanente que escorra através de um pequeno jardim, proporcionando um belo ponto focal para as plantas simples, gramíneas ornamentais e plantas mínimas com flores.

Enfeites

Os enfeites funcionam para unir toda a paisagem com a cor. Escolha móveis de jardim menores em acolhedores arranjos de dois lugares para economizar espaço. Os guarda-chuvas proporcionam uma sombra prática, além de criarem a ilusão de um pequeno local organizado para refeições e conversas. Em torno das suas áreas de convívio, escolha vasos de planta que complementem os seus móveis. O contraste extremo não funciona bem nesse espaço pequeno. Agrupe dois ou três vasos de plantas de diferentes alturas para levar o jardim diretamente para o seu espaço de convívio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível