on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Ideias para projetos escolares: motores eletromagnéticos

Atualizado em 20 julho, 2017

Há diversos projetos escolares que você pode criar usando motores eletromagnéticos. Projetos de feira de ciências e projetos em geral devem expor um elemento principal. Um pequeno kit de motor eletromagnético pode demonstrar um princípio grande de energia ou engenharia, que pode ser reproduzido por cientistas com orçamentos grandes e equipamentos. Um dos princípios mais facilmente demonstráveis de motores eletromagnéticos é a capacidade deles de serem revertidos para gerar energia, ao invés de usá-la.

Pequenos motores eletromagnéticos podem ser usados em projetos escolares (red car image by jonnysek from Fotolia.com)

Kit de motores eletromagnéticos

Qualquer loja de ciências, hobbies ou eletrônicos possuirá kits de motores eletromagnéticos que servirão para seu projeto escolar. Eles variam em preço e nível de manuseio, apropriados para estudantes de todas as idades. Você pode encontrar kits que irão montar pequenos motores para energizar carros pequenos, impulsionar veículos, lâmpadas e outros elementos energizados eletricamente. Independente do equipamento usado, ele possuirá vários elementos e características em comum. Kits diferentes irão usar um motor com ímãs e carretéis de fios de cobre e serão energizados por uma bateria comum. Esses kits geralmente requerem baterias de 1,5 volt ou 9 volt.

Loading...

Kits solares

Muitos kits de projetos de ciência e projetos disponíveis fazem uso de células solares para energizar motores eletromagnéticos no lugar de baterias. Esses kits aumentam o nível de interesse e a qualidade do projeto de ciências, com a demonstração do princípio que pode duplicar em uma escala maior. Construir um projeto que usa células de energia para energizar o motor irá demonstrar um método que pode ser usado em escala industrial, para extrair combustíveis fósseis e outros recursos.

Motores para carros de autorama

Autoramas são uma boa fonte de materiais para esse projeto. Você pode fixar algumas células solares ao corpo do carro e ligar um fio a ele, para energizar o motor. Alguns carros correm com 3 a 6 volts, enquanto carros maiores podem consumir de 12 a 20 volts. O número certo de células solares pode energizar um carro em um circuito fechado de maneira infinita, contando que ele esteja recebendo luz. Outra demonstração facilmente feia envolve ligar o motor a uma lâmpada de 1,5 volts. Empurrar o carro em reverso fará o motor gerar energia para a lâmpada e demonstrar o princípio de motores de corrente contínua para gerar energia.

Cartolina e gerador magnético

Faça um pequeno gerador usando apenas quatro ímãs, um prego, um carretel de fio de cobre e moldura de cartolina. Esse projeto é muito impressionante de se assistir, pois é simples e usa as partes mais elementares de um motor eletromagnético. Prenda quatro ímãs de cerâmica no fuso de cartolina em torno do prego. Feche o fuso magnético na moldura de cartolina o suficiente para que os ímãs possam se movimentar livremente. Enrole de 200-300 voltas de cobre em torno da cartolina, conectando as pontas dos fios em uma lâmpada de 1,5 volt. Você pode conectar a bateria a uma bobina, ao invés da lâmpada, para fazer o motor girar.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...