Ideias para quebrar o gelo entre crianças

Escrito por hannah wahlig | Traduzido por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias para quebrar o gelo entre crianças
Jogos para quebrar o gelo ajudam na formação de amizades (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

O desenvolvimento social de uma criança é um fator que contribui para a sua inteligência emocional e cognitiva. Interações positivas com outras crianças são uma forma prática de incentivá-las a praticar estratégias verbais e não-verbais de comunicação. Jogos e atividades que instigam conhecer pessoas promovem o desenvolvimento de habilidades que as crianças precisam para comunicar eficazmente suas dúvidas e ideias, bem como para interpretar e compreender as ideias dos outros.

Outras pessoas estão lendo

Jogos de formação de pares

Alunos da pré-escola e jardim de infância podem ter problemas para iniciar conversas com os colegas, mas você pode incentivar interações casuais com um jogo de simples de formação de pares. Dê diferentes formas de cartolina coloridas a todos os alunos. Inclua círculos azuis, círculos verdes, quadrados verde, triângulos verdes e assim por diante, de modo que haja tanto pares de cores quanto de formas. Peça para as crianças dançarem ao redor da sala ao som de uma música. Quando ela parar, diga aos alunos para formarem grupos da mesma cor ou da mesma forma. As crianças, então, devem responder uma pergunta para se conhecerem melhor, como: "Diga ao seu grupo qual seu sabor favorito de sorvete".

Semelhanças e diferenças

Crianças que estão cursando o ensino fundamental compreendem que, embora diferenças tornem indivíduos únicos, muitas vezes as pessoas são muito semelhantes no que gostam ou não gostam. Demonstre isso com um jogo sobre preferências. Marque uma linha de fita adesiva no chão de sua sala de aula e depois leia uma série de declarações que comecem com a frase "Cruze a linha se". Você pode terminar com declarações como: "se você já quebrou um osso" ou "se você gosta mais de música que televisão". Depois que os alunos cruzarem a linha ou não, eles têm que discutir sua escolha com os outros ao seu lado. Uma variação desta atividade é a de quatro cantos, em que quatro áreas da sala são designadas para diferentes respostas a uma pergunta de múltipla escolha.

Atividades de entrevista

Com crianças mais velhas, atividades mais formais semelhantes a entrevistas encorajam interações profundas. Misture uma entrevista com uma atividade de alfabetização. Convide as crianças a formarem pares com crianças que não conhecem muito bem. Uma lista de perguntas sobre interesses básicos, membros da família e habilidades especiais fornece um modelo para a realização de uma entrevista. Depois que terminar a entrevista com um parceiro, peça que cada pessoa prepare um folheto sobre o seu novo amigo ou faça uma apresentação, onde os parceiros se apresentam uns aos outros para a classe.

Fatos divertidos e secretos

Aprender um fato inesperado sobre seu par pode dar início a uma nova amizade. Uma opção é pedir às crianças que escrevam anonimamente vários fatos divertidos sobre si mesmas em tiras de papel. Um adulto, em seguida, mistura os papéis e lê um de cada vez para o grupo. As crianças, então, votam no colega que elas acham que escreveu o fato divertido. Outra versão do jogo é "verdades e mentiras". As crianças escrevem três declarações, duas das quais são verdadeiras e uma que é inventada. Elas, então, leem seus papéis em voz alta e as outras crianças têm que adivinhar quais são as afirmações verdadeiras e quais são as falsas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível