Ideias de sobremesas fáceis para servir após refeições italianas

Escrito por kirsten sorenson | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias de sobremesas fáceis para servir após refeições italianas
O tiramisù tem como base queijo mascarpone e café (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Finalize uma refeição italiana com uma sobremesa tradicional fácil de fazer, como biscotti, cannoli, gelato, zabaglione, ou uma das delícias mais famosas do país, tiramisù. Queijo, vinho e café são ingredientes importantes da cozinha italiana, sobretudo para sobremesas. Tradicionalmente, após uma refeição italiana a primeira sobremesa é chamada de "formaggio e frutta", ou queijo com frutas. Doce é traduzido literalmente como "dolce" e significa uma sobremesa principal, como bolos, biscoitos e pudins.

Outras pessoas estão lendo

Tiramisù

As leves camadas de biscoito champanhe do tiramisù, expresso, licor com sabor de café, ovos, cacau e mascarpone criam uma sobremesa elegante e popular, mas é mais fácil de fazer do que você pensa, e ainda mais fácil de servir após uma refeição italiana. Receitas fáceis podem ser encontradas em sites como MangiaBenePasta.com e Italian-cooking-made-easy.com. A palavra tiramisù pode ser traduzida como "levante-me".

Biscotti

Na cozinha italiana, a palavra biscotti se refere a qualquer tipo de biscoito. Na América do Norte, é conhecido como um biscoito duplamente assado que deve ser molhado no vinho ou café. O biscotti tradicional contém amêndoas, mas vários ingredientes são possíveis, incluindo chocolate, frutas secas, especiarias e glacê. A sobremesa é fácil de fazer, pode ser guardada por um bom tempo, e é simples de servir.

A massa é modelada e assada até ficar firme. Depois de esfriar, é cortada na diagonal e assada novamente, o que resulta em um biscoito seco e crocante, de acordo com o site joyofbaking.com.

A palavra biscotti pode ser traduzida literalmente da seguinte forma: "bis" significa "duas vezes", e "cotto", assado ou cozido.

Cannoli

O site MangiaBenePasta.com afirma que o doce tradicional siciliano, cannoli, é uma das sobremesas italianas mais populares nos Estados Unidos. É fácil de fazer e de servir, especialmente se você comprar a massa pronta. Basta enchê-la com um recheio cremoso à base de ricota ou outro queijo magro, cuja receita é fácil de encontrar em sites como Mangia Bene Pasta. A sobremesa pode ser preparada com antecedência, o que a torna prática para servir após uma refeição italiana.

Cannoli significa "pequeno tubo".

Gelato, Granita

Difícil de fazer mas fácil de servir, doces gelados como o gelato e a granita podem ser compradas em lojas especializadas, delicatessens e até supermercados.

O site whygelato.com afirma que o gelato é a versão italiana do sorvete, mas tem menos gordura e calorias. Sabores típicos são limão, stracciatella (flocos) e pistache. A palavra gelato significa "congelado". Sirva com biscotti.

Granita é uma mistura gelada de água, açúcar e algum sabor. De acordo com o site MangiaBenePasta.com, a maioria é feita simplesmente com a mistura de açúcar e água no fogo, para fazer uma calda, e com a adição de algum sabor, como suco de fruta, purê de fruta ou outro líquido. A mistura é então congelada em uma assadeira rasa. Quando os cristais de gelo se formam, mexa tudo com um garfo e repita a cada 30 minutos. Sirva em uma taça ou prato de sobremesa e decore com biscoitos, casca de limão, hortelã ou frutas vermelhas.

Zabaglione

Similar ao sabayon francês, o zabaglione é um pudim aerado feito com gemas, açúcar e vinho, geralmente o marsala. A mistura é batida com um fouet em banho-maria até engrossar e servida ou pura ou sobre frutas, um bolo leve, biscotti ou biscoitos champanhe. Pode ser servido quente ou frio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível