on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como identificar formigas em imagens

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Com mais de 12 mil espécies de formigas ao redor do mundo, identificar qual formiga está sendo mostrada é extremamente difícil. Felizmente, apenas algumas espécies tendem a invadir as casas, o que é uma das principais razões para que alguém queira identificar uma delas. As invasoras mais comuns incluem a acrobata, Argentina, da cabeça grande, carpinteira, do milho, louca, falso mel, do campo, amarela grande, preta pequena, odorífera, de calçada, faraó e as formigas ladras.

Instruções

Formigas pretas grandes com apenas um nódulo, como estas, são geralmente formigas carpinteiras (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Olhe para a cor da formiga. A maioria delas tem um tom de marrom, mas algumas também podem ser pretas, vermelhas ou amarelas. As pretas incluem a de calçada, carpinteira, louca e preta pequena. As que são vermelhas ou marrom-avermelhadas incluem as de calçada, campo, carpinteira, faraó e amarelas grandes. As que podem ser amarelas ou amareladas incluem a faraó, amarela grande e acrobata.

    Loading...
  2. Se possível, analise o tamanho. Grande parte das formigas de casa possuem entre 0,2 cm e 0,3 cm de comprimento. As menores (cerca de 0,1 cm) incluem a faraó, preta pequena, da cabeça grande e formigas ladras. As que são maiores incluem as carpinteiras (0,5 cm a 1 cm) e as amarelas grandes (cerca de 0,5 cm). As formigas loucas alcançam um tamanho entre 0,2 cm e 03 cm, e as da cabeça grande alcançam entre 0,2 cm e 0,6 cm. As formigas de campo alcançam um tamanho entre 0,3 cm e 0,6 cm.

  3. Conte os nódulos entre o tórax e o abdome da formiga. Seus corpos são divididos em cabeça, tórax e abdome. As partes entre o tórax e o abdome são chamadas de nódulos. Formigas com dois nódulos incluem a ladra, faraó, preta pequena, acrobata, de calçada, da cabeça grande e de fogo. As formigas com apenas um nódulo incluem a louca, carpinteira, do campo, falso mel, amarela grande, odorífera, do milho e argentina.

  4. Olhe o tórax (porção abaixo da cabeça). A do campo, falso mel, amarela grande, odorífera, e do milho possuem um tórax desigual quando vistas de perfil. As da cabeça grande, de calçada e acrobata possuem espinhas em seu tórax.

  5. Observe as antenas. O primeiro segmento de antena na formiga do falso mel é maior do que sua cabeça, enquanto na formiga do milho ele não é. A faraó possui antenas com 12 segmentos e a parte final da antena possui três segmentos. A ladra e a do fogo possuem antenas com dez segmentos e a parte final possui dois segmentos.

  6. Procure por características únicas. As da cabeça grande possuem cabeças em formato quadrado. As acrobatas possuem o abdome em forma de coração. As formigas loucas têm pernas e antenas longas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...