Como identificar quando o HIV se torna AIDS

Escrito por contributing writer | Traduzido por juliano burke
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como identificar quando o HIV se torna AIDS
Laço vermelho, atenção à AIDS (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

O HIV e a AIDS afetam milhões de pessoas no mundo todo. Muitas delas estão conscientes das duas doenças, mas não têm certeza de que como elas estão relacionadas. Este artigo descreverá brevemente como o HIV progride para um diagnóstico de AIDS.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Como identificar quando o HIV se torna AIDS

  1. 1

    HIV significa "Vírus da Imunodeficiência Humana". O HIV infecta as células do sistema imunológico e do sistema nervoso central, danificando as células CD4 (também conhecidas como T4 ou T-auxiliar) que desempenham um papel crucial no sistema imunológico. A grande redução no número destas células enfraquece o sistema imunitário. Uma pessoa que tem HIV perde gradualmente a proteção de seu sistema imunológico e começa a ter problemas de saúde. No início eles podem ser pequenos -- como problemas de pele ou infecções fúngicas -- mas com o tempo as doenças tornam-se mais graves.

  2. 2

    Estágio 1 : Infecção Primária de HIV

    Esse estágio de infecção dura apenas por algumas semanas e é muitas vezes acompanhada por uma pequena síndrome gripal. Cerca de 20% das pessoas nesta fase estão sintomáticas o bastante para consultar um médico. No entanto, o diagnóstico da infecção HIV é frequentemente negligenciado nesta visita. Durante este estágio, existe uma grande quantidade do vírus no sangue e o sistema imunitário começa a reagir contra ele através da produção de anticorpos HIV e células para combater a infecção. Este processo é conhecido como soroconversão, que é quando o status da infecção na pessoa infectada muda de negativo para positivo. Se o exame for feito antes da soroconversão estar completa ele pode dar um falso-negativo.

  3. 3

    Estágio 2 : Clinicamente Assintomático

    Esse estágio dura em média dez anos e a pessoa é livre dos sintomas principais, embora possa haver um inchaço das glândulas. O vírus no sangue desce para níveis muito baixos, mas as pessoas permanecem infecciosas e os anticorpos de HIV são detectáveis no sangue, então, os testes mostrarão um resultado positivo.

  4. 4

    Estágio 3 : A infecção sintomática do HIV

    Ao longo do tempo o sistema imunitário fica severamente danificado pelo vírus. Considera-se que a razão disto esteja nos gânglios linfáticos e tecidos que foram danificados ou '' queimados '' por anos de combate ao vírus. O HIV muta e se torna mais forte e variado, causando a destruição de células T-auxiliares, e o corpo não consegue repor as células perdidas.

    À medida que o sistema imunitário fica enfraquecido, uma pessoa infectada começa a desenvolver mais sintomas. Inicialmente a maioria deles são fracos, mas como ele começa a se enfraquecer os sintomas pioram. A infecção sintomática do HIV é causada principalmente pelo surgimento de infecções oportunistas e cânceres que o sistema imunitário normalmente conseguiria prever. Estes podem ocorrer em quase todos os sistemas do corpo. Os exemplos mais comuns de infecções são pneumonia, sarcoma, tuberculosis, herpes, citomegalovírus e cândida.

  5. 5

    Estágio 4 : A progressão de HIV para AIDS

    À medida que o sistema imunitário fica mais e mais danificado a doença começa a ficar mais severa levando a um diagnóstico de AIDS . Pessoas infectadas são diagnosticadas com AIDS quando sua contagem de células CD4 caem abaixo de 200 ( as CD4 são células imunológicas danificadas pelo vírus), ou quando elas desenvolvem qualquer uma das doenças relacionadas com o vírus da imunodeficiência humana ( listada na seção anterior). Estas podem incluir infecções incomuns e cânceres, assim como as severas. É possível para alguém infectado com HIV estar muito doente mas sem possuir um diagnóstico de AIDS.

Dicas & Advertências

  • Saiba seu status. Faça um teste de HIV hoje.
  • Por favor, certifique-se de consultar um doutor assim que possível se você achar que possa estar infectado com HIV ou AIDS.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível