Como identificar insetos que se enrolam

Escrito por amanda richards | Traduzido por luiz neves
Como identificar insetos que se enrolam
Bichos-de-conta se enrolam em um formato de bola para se protegerem (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Alguns insetos se espiralam formando uma bola como um mecanismo de defesa ou para deslocamento e podem ser encontrados na América do Norte, na Europa e também na Namíbia. Geralmente, os insetos se enrolam para se defender de predadores, mas outros o fazem como forma de locomoção, e são vistos viajando em uma forma de bola.

Instruções

  1. 1

    Os isópodes terrestres, conhecidos por muitos nomes, incluindo bichos-de-conta e tatuzinhos, são encontrados em grupos em áreas úmidas e cobertas. Esses insetos têm uma casca dura em camadas que se parece com a pele tatu, e 14 pernas. Esses insetos achatados, com 0,6 cm de comprimento, geralmente vivem sob rochas ou troncos e se alimentam de vegetação e de matéria em decomposição -- podem ser vistos correndo para debaixo de pedras ou folhas. Quando perseguidos, eles se enrolam como forma de proteção.

  2. 2

    Lagartas enrolam-se formando um "C" quando desenterradas ou perturbadas. Elas são o estágio de larva um inseto voador e destroem plantas, e você pode encontrar a maioria de suas espécies na superfície do solo, ou logo abaixo dela. Elas mastigam caules de plantas jovens e se tornam em lagartas macias e carnudas, de vários tons de verde, azul ardósia, marrom ou bege. Essas lagartas muitas vezes têm distintos pontos negros nas laterais e podem crescer até mais do que 2,5 cm de comprimento, algumas chegam a 5 cm.

  3. 3

    Lagartas-da-espiga se enrolam formando um "C" quando desenterradas ou perturbadas. Elas são o estágio de larva de insetos voadores e são conhecidas por destruírem colheitas. Você pode encontrar esses vermes em espigas de milho, geralmente na parte superior. Essas lagartas são normalmente esverdeadas ou marrons e têm tufos de cabelo e manchas escuras ao longo das laterais do corpo. O seu tamanho varia de 0,6 cm a 3,8 cm.

  4. 4

    A aranha Carparachne aureo-flava se enrola formando uma bola para se locomover. Encontrada no deserto da Namíbia, essa aranha dobra suas pernas para dentro do corpo e usa um movimento para cobrir o terreno rapidamente. As aranhas podem viajar desta maneira, mas principalmente usam essa técnica para escapar do perigo ou de ameaças, como de seus principais predadores: as vespas. Essa "aranha toca" caça a pé ao invés de usar teias, e pega presas grandes como lagartos. A coloração da aranha combina bem com o ambiente do deserto da Namíbia. As aranhas em forma de tarântula têm o corpo coberto de pelos finos com alguns pelos pretos que se acentuam.

O que você precisa?

  • Livro de insetos ou de etimologia

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível