Mais
×

O que é íleo intestinal?

Atualizado em 19 julho, 2017

O íleo intestinal é uma obstrução, geralmente no intestino delgado, que impede o conteúdo intestinal, como fezes, líquido e gás, de se deslocarem pelo órgão, tornando-o distendido.

Íleo intestinal (Illustrated by WC Lockwood)

Tipos

O íleo mecânico é uma obstrução causada por alguma coisa bloqueando diretamente o conteúdo no intestino. O íleo funcional é uma obstrução causada pela paralisia ou pelo funcionamento anormal do intestino.

Efeitos

Como gás e fluido expandem o intestino obstruído, você sentirá dor abdominal intensa e seu abdômen será distendido e doerá. Poderá também ter náuseas e vômitos e será incapacitado de soltar gases ou evacuar.

Causas

O íleo mecânico pode ser causado por tumores, aderências, fezes impactadas, hérnias ou abscessos. As causas possíveis do íleo funcional incluem manipulação cirúrgica, distúrbios neurológicos (como a doença de Parkinson), desordens endócrinas (como a diabetes), lesões da coluna vertebral ou medicamentos (narcóticos).

Considerações

À medida em que a pressão aumenta no intestino, o gás e o fluido pressiona contra as veias e artérias e causam o inchaço, que pode interferir na circulação e causar necrose (morte) de parte do intestino, bem como perfurá-lo.

Tratamento

Você poderá precisar de cirurgia para o íleo mecânico. Já o íleo funcional é muitas vezes tratado com a colocação de um tubo através do nariz até o intestino, a fim de drenar o líquido e o gás, permitindo a recuperação.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article