Como implantar um programa de reciclagem em sua escola

Escrito por jessica bates | Traduzido por vanessa arnaud
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como implantar um programa de reciclagem em sua escola
Ensine aos seus colegas os benefícios da reciclagem nas escolas (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Muitas escolas implementam programas de reciclagem com o objetivo de reduzir o lixo produzido. Pense na quantidade de papel que um colégio usa diariamente e perceba como é simples recolher este material e encaminhar a um centro de reciclagem. Divulgando a proposta, conquistando o apoio dos alunos e administradores e educando os outros sobre a importância da reciclagem, é possível ajudar sua escola a economizar e se tornar sustentável. Pode ser um pouco trabalhoso conseguir lixeiras para separar o lixo, mas, no final, valerá todo o esforço.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Conquiste o apoio

  1. 1

    Converse com professores e administrados influentes em sua escolha sobre sua intenção de equipar o colégio com lixeiras para separação do lixo reciclável. Escolha seu professor preferido ou alguém que demonstre interesse em questões ambientais.

  2. 2

    Organize um encontro com o diretor da escola para conversar sobre a ideia. Ele pode demonstrar interesse imediato, ou pode ser necessário argumentar. Em ambos os casos, conquistar seu apoio é o passo inicial para a implantação do programa de reciclagem.

  3. 3

    Converse com o supervisor de manutenção do colégio para saber quais passos devem ser seguidos nos bastidores da reciclagem. Para manter a escola limpa, pergunte se as lixeiras devem ser tampadas e se latas ou garrafas devem ser esvaziadas e lavadas antes do descarte.

  4. 4

    Pergunte aos seus colegas se eles separariam os itens recicláveis caso lixeiras específicas fossem alocadas no colégio. Peça aos alunos que responderem positivamente para assinarem uma carta requerendo a colocação das lixeiras. Fazendo com que vários alunos assinem uma carta aos administradores, seu projeto ganha força. O diretor conseguirá perceber o quão eficiente o programa seria em seu colégio.

    Faça sua parte

  1. 1

    Avalie quanto lixo é produzido em sua escola. Foque em itens facilmente recicláveis, como latas de alumínio, papel e garrafas plásticas. Você pode até coletar os itens recicláveis durante o intervalo para tornar os alunos mais interessados e engajados em seu projeto.

  2. 2

    Pesquise sobre o impacto da reciclagem no meio ambiente e sobre as economias que a escola faria. Procure por evidências sólidas, com dados como a quantidade de papel que seu colégio descarta, quantas garrafas e latas são jogadas fora e como estes números podem ser reduzidos.

  3. 3

    Ensine os outros alunos e professores sobre os benefícios da reciclagem. Prepare uma apresentação com os dados que encontrou coletando os itens recicláveis. Forneça exemplos concretos de como seu colégio pode efetivamente reciclar.

    Faça um plano

  1. 1

    Forme uma equipe para a reciclagem com os alunos e professores mais interessados. Encontre um professor que dê apoio à sua equipe. Professores de ciências são uma boa opção, uma vez que ensinam sobre o meio ambiente.

  2. 2

    Contate a seção municipal responsável pelo gerenciamento do lixo. Algumas cidades já possuem programas de reciclagem e podem até providenciar as lixeiras para seu colégio.

  3. 3

    Junte caixas e cestos de plástico usados para usar como lixeira. Decore as lixeiras com o tema da reciclagem, indicando claramente quais são para itens recicláveis. Se estiver separando os itens, indique qual é a lixeira apropriada. Escreva em letras grandes "apenas papel", "apenas metal" ou "apenas plástico".

  4. 4

    Determine onde as lixeiras devem ser posicionadas. Organize-as conforme os dados que você obteve em sua pesquisa. A maior parte dos alunos descartam itens recicláveis após o almoço? A sala de artes precisa de uma lixeira específica para rebarbas e papel usado? Coloque lixeiras de maior volume em áreas onde se costuma descartar mais itens recicláveis.

  5. 5

    Distribua as lixeiras pelo colégio e incentive os alunos a participarem monitorando-as. Quando estiverem cheias, os próprios estudantes podem esvaziá-las para que os itens não comecem a cair.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível