A importância do aquecimento antes de cantar

Escrito por crystal green | Traduzido por guilherme rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A importância do aquecimento antes de cantar
É importante aquecer a voz antes de um show (Polka Dot RF/Polka Dot/Getty Images)

Cantores profissionais sabem a importância do aquecimento de suas vozes antes de cantar. As horas de ensaio que envolvem o canto podem cansar as cordas vocais. Assim como uma pessoa precisa de alongamento antes de fazer exercícios físicos, vocalistas precisam de um tempo para aquecimento antes de começar a cantar, por qualquer período de tempo. Profissionais podem ensaiar ou aquecer por várias horas por dia para obter a altura perfeita e o tom para uma determinada canção.

Outras pessoas estão lendo

Preparação mental

Aquecer antes de cantar não só fortalece as cordas vocais como também ajuda o cantor a se preparar mentalmente. Aquecimento ou ensaio permite ao vocalista ficar mais relaxado e mais acostumado às letras e tom da canção, levando a um desempenho mais estável e menos desgastante. O processo pode durar o dia todo para que se atinja a altura perfeita e o grau de conforto dentro de uma música, melhorando seu desempenho na canção.

Preparação física

Vocalistas podem ficar sem fôlego ao cantar. Aquecimentos são necessários para respiração profunda. Muitos professores de canto incentivam a realização de exercícios de respiração, para permitir que entre mais ar para empurrar o diafragma. Este músculo regula o fluxo de ar no corpo ao contrair e relaxar sempre que você inspira e expira. Para a respiração correta no aquecimento, é importante que os ombros e peito estejam relaxados ao inspirar. Se os ombros estão levantados no aquecimento, coloque ambas as mãos sobre seu peito e repita o processo de inspiração; isso irá melhorar o fluxo de ar. Aquecer-se com exercícios apropriados para respiração podem melhorar seu desempenho.

Problemas na voz

O não-aquecimento na preparação para uma canção pode levar à lesões nas cordas vocais. Exercícios de aquecimento podem impedir tensão respiratória que afeta os músculos da laringe. Sem o fluxo sanguíneo adequado para estes músculos, cantores terão dificuldades em aquecer suas cordas vocais, o que pode levar à rouquidão, dor de garganta, baixa projeção da voz ou laringite. Para impedir estes problemas, cante de leve, abaixo do seu volume, ou cantarole levemente ao fazer o preparatório. Isto ajudará a evitar tensões e dores de garganta, que podem levar à laringite. O aquecimento pode liberar as dores de garganta e voltar sua voz a uma altura normal.

Aquecimento para uma voz harmoniosa

Exercícios de aquecimento não somente fortalecem os músculos e cordas vocais da garganta, mas também permitem que você consiga uma voz mais melódica. Quando feitos regularmente, eles podem dar forma à faringe e proporcionar uma melodia mais suave ao cantar. Estes exercícios também podem proteger a altura verdadeira da voz e preservá-la. Quando sua voz é suave e harmoniosa, pode-se projetar melhor suas emoções à plateia. No aquecimento, seus exercícios devem consistir não apenas de fazer vocais suaves ou baixos, mas também tentar cantar em volumes e intensidades altas, para melhorar a projeção de seu alcance de som. Aquecimentos de enunciação e pronúncia também são importantes para desenvolver as palavras de uma canção.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível