Importância do DNA

Escrito por jamie robertson | Traduzido por eduardo horst maidana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Importância do DNA
O DNA é encontrado em todos os seres vivos (Michael Strock)

O ácido desoxirribonucleico (DNA) é encontrado em todos os organismos vivos. Ele fornece a informação necessária para as células se reproduzirem, além de ser responsável por determinar a aparência das pessoas. O DNA também contém genes relacionados a doenças genéticas, passadas hereditariamente. Essa molécula também é importante para pesquisadores que determinam o papel que os genes exercem em doenças complexas, como câncer, diabetes e doenças cardíacas.

Outras pessoas estão lendo

Os fatos

O DNA é o diagrama que armazena a informação necessária para construir os componentes das células do corpo. As instruções para a criação das células estão contidas nas partes do DNA chamadas de genes. Em humanos, os genes são herdados dos pais. Humanos possuem duas cópias de cada gene, uma proveniente do pai e outra da mãe. Essa molécula também desempenha um papel na saúde da pessoa. Muitas doenças são herdadas pelo DNA.

História

O DNA foi descoberto primeiramente em 1869 por Johann Friedrich Miescher, que identificou uma substância encontrada nos núcleos das células brancas do sangue. Essa substância seria depois denominada DNA. Em 1912, estudos realizados usando novas tecnologias de microscopia mostraram que tanto DNA como proteínas estavam presentes nos cromossomos. Trinta e sete anos depois, um bioquímico chamado Erwin Chargaff provou que o DNA é específico para cada espécie. Em 1953, James Watson e Francis Crick foram capazes de demonstrar a estrutura molecular do DNA. Esses dois cientistas ganharam o prêmio Nobel por essa descoberta.

Identificação

O DNA é geralmente referido como uma dupla hélice devido à sua aparência. Ele é feito de duas cadeias longas de nucleotídeos que vão em direções opostas uma à outra. Os nucleotídeos são feitos de açúcares e grupamentos de fosfato, que são ligados por ligações de éster. Anexa a cada um dos açúcares está uma molécula chamada de base. Quatro diferentes tipos de bases codificam a informação usada na replicação celular.

Evolução

Conforme os organismo evoluem, as sequências de DNA mudam para produzir novas qualidades e eliminar as não mais necessárias. Às vezes, isso acontece por causa do processo de seleção natural. As qualidades que ajudam as pessoas a sobreviver a certas doenças e condições continuam a ser passadas para a prole. Qualidades não tão desejadas são lentamente removidas da população. Essas evoluções de DNA ajudam as espécies a sobreviver e se reproduzir apesar das mudanças de condições.

Significância

O DNA é o alicerce de construção para todos os organismo. Procurar mutações no DNA ajuda a entender as razões pelas quais algumas pessoas desenvolvem certas doenças e outras não. A descoberta e o estudo do DNA ajudam médicos e pesquisadores a descobrirem como diagnosticar e tratar doenças. Entender o DNA também tem o potencial de ajudar os cientistas a encontrar formas de produzir medicamentos adaptados à estrutura genética de cada indivíduo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível