A importância das folhas do rabanete

Escrito por heidi mortensen | Traduzido por fernanda lemi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A importância das folhas do rabanete
As folhas do rabanete são profundamente lobadas e distintas (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Os rabanetes são membros da família dos vegetais crucíferos. Os membros desta família de plantas possuem folhas comestíveis. Outros membros incluem o brócolis, a couve-de-bruxelas, o repolho, a couve-flor, a couve-galega, a couve-de-folhas, a couve-rábano, a mostarda, a couve-nabo, o nabo, o "bok choy" ou repolho chinês, a rúcula, o rábano, o wasabi e o agrião. As folhas do rabanete possuem um papel importante em vários aspectos do dia a dia, incluindo na culinária, na conservação ambiental e na pesquisa contra o câncer.

Outras pessoas estão lendo

Usos na culinária

Os rabanetes não são cultivados apenas por suas estruturas subterrâneas picantes, mas também pela sua folhagem superficial. Suas folhas possuem um sabor picante, apimentado e são melhores quando utilizadas ainda jovens. Quando estiver separando seus rabanetes na horta, use as plantas mais jovens em saladas e refogue-as. Você pode cozinhar, refogar, fritar no óleo ou no vapor as folhas de rabanete. Elas podem ser armazenadas na geladeira por até dois ou três dias. Retire as pontas da porção de baixo, para aumentar o tempo de armazenagem tanto para o rabanete quanto para as folhagens.

A importância das folhas do rabanete
Misture as folhas cruas de rabanete em uma salada de verduras frescas para adicionar um sabor picante (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Plantas de cobertura

As folhas de rabanete também possuem um papel importante na conservação ambiental. Os rabanetes são cultivados ao redor do mundo como plantas de cobertura. Elas são um tipo ou um grupo de plantas usadas, devido às suas características específicas, para aumentar os nutrientes do solo, suprimir ervas daninhas e aumentar a matéria orgânica para uma safra primária. O Daikon, ou rabanete chinês, é plantado no outono, após a colheita, para penetrar em solos duros, devido à sua estrutura subterrânea grande. Contudo, esses rabanetes também possuem grande cobertura foliar que ajuda a suprimir ervas daninhas e reduz as aplicações de herbicidas.

A importância das folhas do rabanete
As folhas do rabanete Daikon podem sombrear até 60 cm de solo e suprimir o crescimento de ervas daninhas (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

A prevenção de câncer do futuro?

Estão sendo feitos estudos na Universidade Estadual do Oregon, Estados Unidos, para analisar o potencial de prevenção do câncer devido ao grande consumo de vegetais crucíferos, como as folhas de rabanetes. Uma característica que diferencia os vegetais crucíferos dos outros vegetais é o seu alto teor de glucosinolatos. Segundo o Centro de Informações Sobre Micronutrientes da Universidade Estadual do Oregon, "os produtos resultantes da hidrólise do glucosinolato podem ajudar a prevenir o câncer, aumentando a eliminação de carcinógenos, antes que eles possam causar danos ao DNA, ou alterando as vias de sinalização celular de maneira que possam ajudar a evitar que células normais sejam transformadas em células cancerosas".

Dicas de cultivo

Os rabanetes são plantas de estações frias e crescem melhor no início da primavera e do outono. Plante as sementes diretamente no jardim, assim que o solo secar na primavera e poder ser trabalhado. Enterre as sementes entre 1 cm e 1,5 cm de profundidade e com 2,5 cm a 5 cm de espaço entre elas. Você pode semeá-las juntas e separar as plântulas mais tarde. Essas plantas mais jovens podem ser usadas em receitas. Não plante-as no calor do verão, pois as folhas podem murchar e as plantas formarem sementes, tornando-se amargas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível