Como incentivar crianças inteligentes que são preguiçosas

Escrito por john mcdaniel | Traduzido por renan cavalcanti sobreira
Como incentivar crianças inteligentes que são preguiçosas
Algumas crianças podem ficar entediadas na escola devido à falta de desafios acadêmicos (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Pode ser extremamente frustrante para os pais verem seus filhos talentosos negligenciarem a educação e motivação em detrimento a um estilo de vida preguiçoso. Contudo, isso é bastante frequente com crianças inteligentes. Algumas delas percebem que elas são dotadas de certa inteligência e se acham no direito de levarem uma vida preguiçosa por sempre terem tido facilidade para aprenderem. Outros podem não se sentirem desafiados e ficarem entediados com a escola e a aprendizagem. Independente da causa, o ponto chave para motivar seus filhos é apresentar desafios para eles e fazer com que eles se empenhem.

Instruções

  1. 1

    Alimente a paixão de seu filho por um passatempo ou uma área de interesse. Essa é uma ótima alternativa para crianças que não levam a escola a sério. Permita que elas explorem outras formas de aprendizagem que servirão para grandes oportunidades nas quais eles possam aprender a desenvolver curiosidade em relação ao mundo.

  2. 2

    Elogie o esforço da criança e evite dizer o quanto ela é inteligente. Enquanto isso possa ir de encontro às expectativas, um estudo conduzido pela “Scientific American” descobriu que os elogios incentivam os estudantes a serem preguiçosos na escola. Em vez disso, você deve elogiar o esforço da criança, pois isso a incentivará a se esforçar ainda mais, ao invés de escolher o caminho mais fácil.

  3. 3

    Monitore o dever de casa e as atividades escolares. Isso vai além de perguntar se a criança terminou tarefa: você deve perguntar sobre as aulas, atividades específicas, projetos futuros e como ela se sente em relação ao aprendizado. Essas questões permitirão que você compreenda se a criança está ou não realmente estudando ou apenas afirmando que está.

  4. 4

    Mostre os resultados do seu esforço. Você deve ser um modelo para seu filho e ressaltar a ética do trabalho duro incentivará a criança a valorizar empenho da mesma forma.

  5. 5

    Responda às ações do seu filho com compaixão. As crianças preguiçosas podem frustrar os pais e responder as ações delas com agressividade ou punições severas, pode fazer com que a criança continue com esse comportamento simplesmente por maldade. Você deve ser compassivo ao lidar com o comportamento do seu filho, perguntando como ele se sente em relação à escola e as atividades. Isso pode ajudar a fornecer dicas na forma como você pode motivá-lo.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível