Como inclinar o verbo "haben" para o pretérito perfeito no Alemão

Escrito por tina molly lang | Traduzido por márcia r.m.z.c.
Como inclinar o verbo "haben" para o pretérito perfeito no Alemão

A língua alemã é a língua com o maior número de falantes na União Europeia e a segunda maior na Europa depois do russo

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Considere a sentença "eu tenho comido a maçã", que é um exemplo do pretérito perfeito composto, formada pelo verbo auxiliar (ter) e o particípio passado (comido). Em alemão, esta sentença se traduziria para "ich habe den Apfel gegessen". A diferença é que o pretérito perfeito composto é mais usado no Alemão informal, enquanto que em Português usa-se mais o pretérito perfeito simples (i.e. "eu comi a maçã"). Idiomaticamente falando, a sentença "ich habe den Apfel gegessen" poderia ser traduzida tanto como "eu tenho comido a maçã", quanto "eu comi a maçã" ou "eu comia a maçã".

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Você deve entender que, no idioma alemão, a maioria dos verbos utiliza o verbo auxiliar haben (ter) para formar o pretérito perfeito composto, com o particípio passado no final da sentença. Por exemplo, o verbo essen (comer) acompanha o verbo haben (ter) quando no pretérito perfeito composto. O particípio passado de essen é "gegessen". O verbo haben conjugado na primeira pessoa do singular escreve-se "ich habe". Portanto, a sentença "eu tenho comido a maçã" se traduz como "Ich habe den Apfel gegessen".

  2. 2

    Considere a maioria dos verbos em Alemão como "fracos", de modo que o particípio passado termine em -t. Exemplos incluem os verbos denken, fragen, kaufen e sagen. Isole o radical do verbo kaufen (comprar), equivalente a "kalf-" e adicione o prefixo ge- e o sufixo -t. O particípio presente do verbo comprar em alemão é "gekalft". "Eu tenho comprado o carro" se traduz para "Ich habe das Auto gekauft".

  3. 3

    Se o radical do verbo terminar em -d ou -t, adicione um -e antes do sufixo -t. Pegue o verbo antworten (responder) como exemplo. O radical é "antwort-", adicionando o prefixo ge- temos "geantwort-" e juntando um -e antes do sufixo -t obtemos "geantwortet". O pretérito perfeito composto "Eu tenho respondido a pergunta" se traduz para "Ich habe die Frage geantwortet"

  4. 4

    Saiba que, em Alemão, verbos "mistos" levam o sufixo -t, porém mudam seu radical. No verbo bringen (trazer), por exemplo, o radical é alterado para "brach-". Adicione o prefixo ge- e o sufixo -t para obter o particípio passado "gebracht". "Eu trago" equivale à "Ich bringe", enquanto o pretérito perfeito "Ich brachte" significa "Eu trouxe".

  5. 5

    Aprenda que os verbos que terminam em "-ireren" levam o sufixo -t mas não o prefixo ge-. O particípio passado do verbo kontrollieren (controlar) é "kontrolliert". O pretérito perfeito "nós temos controlado os procedimentos" se traduz para "Wir haben das Geschehen kontrollieren."

  6. 6

    Note que em Alemão, verbos "fortes" levam o sufixo -en quando no particípio passado. Dentre esses verbos estão inclusos essen, geben, lessen, schlafen, sehen e trinken, muitos dos quais também têm o radical alterado quando na forma de particípio passado. O verbo trinken (beber), por exemplo, tem sua forma de particípio passado como "getrunken". A sentença "eu tenho bebido muito café" se traduz para "Ich habe zu viel Kaffee getrunken".

  7. 7

    Observe que os verbos de "prefixos inseparáveis" em Alemão acompanham um sufixo -en mas não o prefixo ge-. Verbos de prefixo inseparal começam com be-, emp-, ent-, er-, ge-, ver- ou zer-. Pegue o verbo beginnen (começar), cujo radical muda para began- e junte o sufixo -en para formar "begonnen". "Eu comecei minha lição de casa" se traduz para "Ich habe meine Hausaufgaben begonnen".

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media